Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Campanha Janeiro Branco é lançado e abre as festividades do aniversário de 54 anos de emancipação política de Padre Marcos

Publicado

em

Aconteceu na manhã do último  sábado, 13, o lançamento da Campanha Janeiro Branco  no município de Padre Marcos.   O evento abriu as festividades em comemoração ao aniversário de anos 54 anos de emancipação política do município.

O evento aconteceu no Centro Social, quando vestidos de branco,  autoridades e profissionais de saúde e a população em geral participaram do evento, que promoveu através de um ciclo de palestras reflexões sobre saúde mental.

A campanha Janeiro Branco, ‘Quem cuida da mente Cuida da vida’, é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, com apoio das demais Secretarias, e da prefeitura Municipal de Padre Marcos, através do prefeito, Valdinar Siva,  que realiza a campanha por entender a importância em desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde mental da população  de Padre Marcos.

O Janeiro Branco, tem ainda por objetivo  mobilizar a sociedade em favor da sua saúde mental, promovendo uma reflexão e mudando a compreensão a cerca dos tabus,  implantando a cultura de se falar sobre a promoção e prevenção da saúde mental.

Na abertura,  o prefeito de Padre Marcos, fez um discurso voltado  a saúde mental e os  respectivos  desafios de trabalhar a temática.   “A saúde mental é problema muito complexo, pois a maiorias das pessoas que sofrem desse mal, não aceitam ou assumem que tem o adoecimento mental. É um problema sério, mais que tem tratamento e dependendo da forma como é conduzindo tem cura, más  pra isso é preciso, um acompanhamento,  o apoio  da família e do meio social em que ele vive. Por isso nossa intenção é trabalhar, principalmente, a prevenção, e diante disso,  enfatizo aqui a importância de sermos  multiplicadores de informações, que possamos levar para os  aqui não estão  a importância dessa campanha no combate ao adoecimento mental”, disse o gestor   que ainda comentou sobre alto índice de pessoas que tomam medicamentos antidepressivos no município.

Publicidade

 Durante o evento aconteceram palestras rodas e conversas, que  debateram sobre os temas da saúde mental, em nome da prevenção ao adoecimento emocional  destacando a importância de desenvolver habilidades sociais  e emocionais,  como fatores  de proteção a saúde mental.

A primeira palestra foi ministrada pela, psicóloga Thuanny Mikaella, que abordou o tema “Vamos conversar sobre a saúde mental?”. “O intuito dessa ação é para que  pudéssemos provocar nas pessoas uma reflexão sobre a saúde mental,  implantar uma cultura de que  precisa-se  trabalhar mais estratégias sobre esse questão, como forma de poder ajudar e acolher as pessoas, porque geralmente  o que leva ao adoecimento mental é falta de compreensão no sentido de não respeitar as emoções os pensamentos”, destacou a Thuanny.

O palestrante, Ezequiel Dias, falou sobre  “Saúde energética e os cuidados com a mente”. Segundo ele, a saúde mental é um problema que existe mais que pode ser enfrentado,  inclusive,  através da prevenção, com  terapias  psicológica ou  logística. “Essas terapias  é um  grande chamado para as  pessoas ao  um processo de revitalização,  de recomeço com nossa essência,  nosso eu, porque as vezes as pessoas não conseguem lidar com seus conflitos e emoções de modo que se faz necessário, realmente, que o poder público comece a manifestar um preocupação no sentido de  se trabalhar isso de uma melhor forma, promovendo a  prevenção e informação no processo de conscientização  pra ajudar as pessoas que sofrem psiquicamente a se libertarem de suas frustrações,  e melhorarem a sua mente”, afirmou Ezequiel, que ainda  ressaltou que as terapias holísticas tem se apresentado como um verdadeiro instrumento de amenização dessas situações, inclusive levando ao processo de cura.

A  psicóloga Graça Moura, abordou o tema “Saúde Mental:  Por que a mente também precisa de cuidados”. “A saúde mental é a que mais interessa e,  é  necessário  tratar,  e mais importante  do que  tratar é prevenir, essa é grande mensagem , que o Janeiro Branco  nos traz. Então vamos parar para pensar, refletir  sobre isso,   porque nós temos uma sociedade que  está adoecendo coletivamente e o caminho é esse tratar e principalmente, prevenir”, declarou.

A psicóloga Gilka Mary, realizou a Vivência “Loucos por:  aceitação, acolhida, confiança, dignidade, equilíbrio, harmonia e valorização”. Segundo ela, a vivência  “Loucos por”,  é  exatamente para tirar essa visão que se tem,  de que as pessoas com transtornos mentais , que estão em sofrimento psíquico,  devem ser pessoas afastadas do meio da comunidade. “A vivencia tem a dimensão de que sociedade  compreenda que aqueles que estão em sofrimento mental,  precisam ser inseridos, acolhidas,  que  eles precisam de  harmonia, confiança, precisam de dignidade, de respeito”, disse.

Publicidade

Ainda segundo Gilka, a vivência inicialmente levam as pessoas expressar suas prisões caracterizando que  as pessoas que estão nesse sofrimento psíquico,  precisam estar no  meio daqueles que não estão, dando a esse sujeito o direito de dignidade.

Além do Prefeito Municipal de Padre Marcos, Valdinar Silva,  participaram, também  do evento a primeira-dama Edilene Silva,  a secretária de Saúde,  Maria Lúcia da Silva, a secretária de Assistência Social,  Maria lucicleide da Silva Dias, secretário de Educação,  Eraldo Carvalho,  diretora do hospital local,  Ágda Érica, os  vereadores,  Adão José da Silva,  Antônio Francisco de Carvalho,  Iranildo Francisco de Carvalho,  o diretor  do Detran Antônio Lisboa, dentre outros.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS