Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí | Reunião entre Banco do Nordeste e agricultores discutirá negociação de operações de crédito rural

Publicado

em

No próximo dia 20 de novembro, segunda-feira, será realizada no município de Caridade do Piauí uma reunião entre representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e agricultores do município para debater sobre as formas de negociação e liquidação de operações de crédito rural por parte de agricultores do município.

A realização da reunião, que acontecerá na sede da cozinha Comunitária, às 10 horas da manhã, foi decidida durante uma reunião entre o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD), os vereadores Wellington da Silva Santos (PSDB) e Francisco Hélio Pereira Leal, o Chico Leal – PSD, o secretário de Governo Ivanildo Xavier, a Gerente da Agência Allyany e o gerente de crédito rural Aurismar.

A reunião foi realizada na última sexta-feira (03) na agência do Banco do Nordeste de Araripina- PE. O tema da reunião foi a aplicabilidade da Lei 13.340/2016, que autoriza concessão de rebate para liquidação, até 29 de Dezembro de 2017, das operações de créditos rurais contratadas até 31 de Dezembro de 2011.

O prefeito e os vereadores se colocaram totalmente a disposição para firmar parceria entre os agricultores e  o Banco com o objetivo de diminuir a inadimplência e abrir a possibilidade de novos créditos para os agricultores.

A Lei 13.340/2016

Publicidade

Lei 13.340/2016 dá descontos e facilita a renegociação de dívidas de produtores rurais do Norte e do Nordeste prejudicados pela seca. A norma é resultado da Medida Provisória 733/2016, aprovada pelo Plenário do Senado no dia 20 de setembro.

Conforme a nova legislação, as dívidas poderão ser quitadas ou renegociadas com descontos até 29 de dezembro de 2017. Serão contemplados apenas débitos contraídos por produtores das regiões abrangidas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Os descontos serão aplicados por cinco faixas de valores da dívida atualizada segundo os montantes originais, que variam de R$ 15 mil a mais de R$ 500 mil. Para quem contraiu dívida com o Banco do Nordeste, os descontos variam de 15% a 95%. Para quem deve ao Banco da Amazônia, o percentual vai de 10% a 85%.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS