Connect with us

DESTAQUES

Carros antigos chegam a Picos para 1º Antigomobilismo; Veja fotos

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (15), diversos carros antigos chegaram a Picos para o 1º Antigomobilismo, que acontece no pátio do Piauí Shopping e se encerra na noite deste sábado (16). Veículos picoenses também fazem parte do evento que contempla automóveis antigos originais e reformados.

Por voltas das 09h00 de hoje, colecionadores e admiradores do Antigomobilismo realizaram um desfile pelas principais ruas da cidade, para assim dar início ao evento que já possui perspectiva para anos vindouros.

De acordo com Eugênio Monteiro, colecionador e admirador de carros antigos, também considerado um dos líderes do evento, ver a apresentação dos veículos é como estar em um espaço mágico.

Eugênio Monteiro

“Isso aqui é a magia das cores, das formas. São carros magníficos, muito bonitos. E isso faz com que o pessoal de apaixone. Agora mesmo estamos prevendo uma visita a Jaicós ainda neste semestre e a ideia é fazer a região toda. Esse tipo de evento é importante porque serve para resgatar a cultura, criar novos grupos , cuidar da questão social. A cidade é carente, então estamos

Lenício de Andrade, também colecionador, afirma que está por realizar um sonho de infância. “Isso aqui é um sonho de criança. Desde pequeno tive paixão por carros. Quando criança, vi um amigo de meu pai com um Chevrolet 63 e pensei “Ah se eu pudesse e meu dinheiro desse”. E hoje tenho esse sonho realizado. E esse evento é muito importante porque valoriza o que valorizamos esses anos todos”, corrobora.

Publicidade

De acordo com outro admirador, Otávio Ferreira, o problema maior em se manter um carro antigo são os altos custos. “Eu gosto de quase tudo o que é velho, principalmente carros. É muito lindo um carro antigo bem cuidado. O problema maior em se ter um é a manutenção. São muitos gastos que a gente faz para manter um em perfeito estado. Contudo, vale muito a pena”.

Otávio Ferreira e sua esposa

Assim como os carros originais, há também os reformados.  Um deles é o de Humberto Cortez que modificou todo o seu Fusca 94/95. Segundo ele, foram trocados os “rodões”, colocou som, retirou a tampa de vidro traseiro entre outras modificações que deixaram o veículo no seu gosto. “Meu pai já possuiu uma Brasília, um jipe, um fusca e eu estou tentando manter a tradição. Esse fusca está todo equipado”.

Para o empresário e colecionador há mais de 10 anos, Francisco da Costa Araújo Filho, mais conhecido como Araujinho, proprietário de oito carros antigos, este é “o evento do ano”. De acordo com ele, a exposição é uma forma de resgatar a memória e preservar a história.

“Uma exposição de carros antigos é uma forma para resgatar a memória, nosso passado. Nós precisamos preservar a história, nós precisamos nos preocupar com o futuro, bem como com o presente, mas o passado também é muito importante. Então, esses carros aqui fizeram parte de nossa infância, da nossa adolescência e que, por algumas razões, a gente não podia ter e nem comprar o carro, mas hoje podemos resgatar esse passado. Hoje nós temos o Clube do Carro Antigo do Piauí, do qual faço parte, onde nos encontramos semanalmente em Teresina, cada um conta sua história, fala sobre as peças e a dificuldade muitas vezes de encontrá-las, o cuidado que se deve ter com cada um em especial”, ressaltou.

Araujinho, empresário picoense

Ele também explicou o motivo de muitos dos carros possuírem a placa na cor preta. Segundo ele, os veículos que a possuem são considerados originais em mais de 90% e, portanto, dignos de se enquadrarem no grupo das relíquias. Disse também que há uma inspeção minuciosa feita pela Federação Nacional dos Carros antigos, para tornar esses automóveis peças de colecionadores.

Publicidade

“Os requisitos são que eles tenham mais de 30 anos de sua data de fabricação, e mais de 90% de originalidade”.

Veja fotos!

Facebook

MAIS ACESSADAS