Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Católicos de Vera Mendes celebram a festa de São Sebastião; fotos

Publicado

em

A comunidade católica de  Vera Mendes,  se reuniu  na noite desta segunda-feira, 20,  para celebrar a Missa Solene da festa de São Sebastião, santo padroeiro,  uma tradição religiosa que se mantém viva desde antes da emancipação política do município.

A Missa Solene foi presidida pelo padre Jonas de Moura Batista, com a participação de um grande número de fiéis, que lotaram o igreja  num momento de forte religiosidade, de agradecimento e renovação da fé cristã.

A programação religiosa teve início no dia 11 de janeiro e, ao longo de nove dias, foram celebradas missas e realizados momentos de oração em preparação para a festa do padroeiro, que este ano, refletiu sobre o tema “A exemplo de São Sebastião, amar a Cristo e os irmãos”.

Em sua homilia, o padre Jonas Moura,  pároco local, conclamou que as pessoas, a exemplo  do santo mártir  São Sebastião devem  deixar de serem  pagãos para serem cristãos seguindo a Jesus Cristo.  “Deus nos deu o espírito de fortaleza e coragem para evangelizar e  para vencer as dificuldades, como São Sebastião venceu. Por isso,  é lembrado, como exemplo para nos.  Ele era soldado romano, e se tornou soldado de Cristo,  ele foi rejeitado por causa da sua fé, porque não se curvou diante das injustiças, e continuou a evangelizar  e seguir a Jesus Cristo, e, é assim que nos devemos agir”,  afirmou.

Os  novenário contou com a participação ativa das comunidades dos municípios de Vera Mendes, Itainópolis,  Patos e Isaías Coelho, além da participação de vários padres, dentre estes, Padre Jobson da Paróquia de Isaías Coelho, padres do Zonal I, Chiquinho, Davi Barros, João Pereira e o Diácono Vanderlan. Diariamente, após a novena, a sociedade se reunia e se confraternizava na quermesse.

Publicidade

Além dos católicos em geral, participaram da Missa Solene, autoridades municipais,  como o prefeito Milton Oliveira, a primeira dama, Gardênia Oliveira,  o vice-prefeito Valderito Daniel, o Caçulinha, o vereador Francisco Adão e outros.

“Os festejos de São Sebastião é um momento muito importante para Vera Mendes. É uma tradição religiosa antiga que se mantém viva e forte entre as velhas e novas gerações.  E como é celebrado em janeiro,  é um momento em que nós veramendenses fazemos nossos pedidos, rogando para que tenhamos um bom ano” disse o prefeito Milton.

Em entrevista, padre Jonas,  fez uma avaliação positiva dos festejos de São Sebastião. “A comunidade de Vera Mendes está de parabéns, pois a cada ano a gente ver um crescimento  na fé,  na participação, na espiritualidade,  no conhecimento das coisas de Deus e no compromisso. Acredito, que os festejos que aconteceu logo no início do ano dará muitos frutos ao longo de todo o ano, onde as pessoas vão se renovando na fé” afirmou.

“O festejo é como um  retiro espiritual, onde as pessoas param durante 10 dias para escutar a palavra de Deus, alimentar a fé, para crescer na esperança e na caridade. O testemunho de São Sebastião é muito forte,  e a cada pregação, palavra proclamada e oração, vai se renovando a vida dos fiéis católicos de Vera Mendes”, destacou os sacerdote.

O pároco ainda deixou uma mensagem de encorajamento para os fiéis. “Não tenhamos medo, foi a palavra que a gente ouviu na primeira leitura e no salmo, que diz,   ‘De todos os temores me livrou o Senhor Deus’, como também, o  testemunho de São Sebastião nos encoraja a não ter medo, porque o espírito santo é quem nos guia, fortalece, anima e quem  nos  acompanha em nossa missão nesse mundo, em vista do céu”,  finalizou ele agradecendo a participação e colaboração de todos na realização do evento religioso.

Publicidade

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS