Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Cenário ainda é difícil para os municípios, avalia presidente da APPM

Publicado

em

Ao comentar o desempenho de São João do Piauí no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, o prefeito do município, Gil Carlos, – que também preside a Associação dos Municípios do Piauí (APPM), disse que as cidades brasileiras vivem o pior momento. Segundo ele, o motivo não é apenas a crise financeira.

“Estamos vivendo o pior momento para os municípios, não só em razão da crise, mas também pela fragilidade hoje que os municípios têm diante do pacto federativo. Aos municípios são atribuídas cada vez mais obrigações e não se transfere na mesma proporção os recursos necessários para essas despesas. É difícil encontrar esse equilíbrio fiscal”, afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.

O Índice FIRJAN é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. No Piauí, o município de São João do Piauí obteve o melhor índice. Já em relação ao país, ficou em 26º lugar.

Para Gil Carlos, a principal missão hoje é o controle da folha de pagamento. “O controle mais critico é o controle da folha, bem como os investimentos. O desafio para os gestores é a geração de emprego e renda. A gente depende das transferências constitucionais”, declarou.

Ainda de acordo com o prefeito, os gestores devem sempre estimular a economia. “Com relação a isso, o índice mostrou que estamos no caminho certo. É importante que o gestor evite a renúncia fiscal”, declarou.

Publicidade

Fonte: Cidade verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS