Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Certificação digital em documentos protocolados na Jucepi será obrigatória a partir de setembro

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), investe cada dia mais em tecnologia, segurança de dados e no desenvolvimento econômico do estado. A partir de setembro, a junta adota um novo modelo para o recebimento de documentos no sistema Piauí Digital.

Em maio de 2016, a Jucepi lançou a plataforma online Piauí Digital. A ferramenta é um programa de política pública do governo estadual que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas de forma integrada e descentralizada, em todo o estado, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

O sistema realiza integração de todos os processos dos órgãos e entidades, nos âmbitos federal, estadual e municipal, por meio de uma única entrada de dados e de documentos.

Desde novembro de 2016, a Jucepi disponibiliza aos usuários a opção de efetivação do processo totalmente online por meio da certificação digital. E a partir do mês de setembro deste ano, o uso da assinatura digital nos documentos protocolados na Junta Comercial será obrigatório para abertura, alteração ou baixa de empresas na capital.

Com isso, os processos de registro empresarial ocorrerão totalmente online, iniciando pelas empresas do tipo sociedade anônima, cooperativas e consórcios. Assim, para que os processos possam ser protocolados, os empresários e os sócios, assim como os administradores e representantes de empresas que façam parte do quadro societário, devem dispor de certificado digital do tipo e-CPF, que servirá para assinar digitalmente os documentos.

Publicidade

As novidades fazem parte do plano de modernização da Junta Comercial do Estado do Piauí, que objetiva desburocratizar ainda mais o registro empresarial no estado e facilitar o dia a dia dos empresários e contadores piauienses, usuários do sistema Piauí Digital.

A novidade beneficiará os empreendedores, pois facilitará o processo de registro e legalização de empresas, aumentando a celeridade e a segurança na constituição de negócios. Com o sistema do Piauí Digital, os empreendedores podem obter informações e orientações para a inscrição, alteração e baixa, certidões, consultas sobre viabilidade de nome empresarial e endereço, além de outros serviços online.

“Alguns de nossos usuários já utilizam a certificação digital e isso traz uma grande agilidade tanto para a Jucepi quanto para os empresários e contadores. Veja bem, uma empresa que possui filial no Piauí, mas sócios em São Paulo, Brasília, ou até mesmo no exterior, com a certificação eles não precisarão mais deslocar-se ou perder dias aguardando documentos para assinar. Tudo será feito digitalmente”, destacou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

O que é a certificação digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que tem validade jurídica e funciona como uma carteira de identidade digital. A segurança e a agilidade da certificação digital são incomparáveis à assinatura física.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS