Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

CGE lança aplicativo para cidadão acompanhar contas públicas no Piauí

Publicado

em

A Controladoria Geral da Estado (CGE) lança nesta terça-feira (7) um aplicativo para smartphones que permite ao cidadão acompanhar os gastos públicos. A ferramenta denominada ‘Gestão Transparente’ funcionará como espécie de rede social e pretende aumentar a interação com a população.

A tecnologia, já disponível para os sistemas iOS (Apple) e Android (Google) e além do acompanhamento com as despesas do estado também possibilitará o envio de fotos, áudios e vídeos que possam provar os delitos flagrados pelos cidadãos.

Nuno Cauê Bernardes, Controlador Geral do Estado, explicou que o aplicativo é uma extensão virtual dos dados que são divulgados no Portal Transparência.

“Este aplicativo possui três funções: a primeira delas é a divulgação das ações da Controladoria, a segunda é a consolidação dos dados que estão no portal da transparência e tornar esta divulgação mais acessível, a terceira funcionalidade é a interação com poder público, os usuários poderão mandar críticas e sugestão para isso basta apenas ter internet”, comentou Nuno Cauê Bernardes.

O controlador disse ainda que esta ferramenta ira tornar o cidadão mais participativo porque, segundo ele, muitas vezes, a controladoria não tem condições de atuar em todo o estado e com este aplicativo, cada cidadão será um fiscalizador das contas públicas.

Publicidade

Nuno Cauê comemora também o desempenho do portal da transparência piauiense que saiu da 20ª colocação para o 5º lugar sendo uma pesquisa da ONG Contas Abertas.

“Nós ocupávamos a 20ª colocação e conseguimos avançar neste ranking em função de termos buscado a transparência e a participação do cidadão na vida da administração pública”, ressaltou.
O controlador afirmou ainda que o aplicativo será acompanhado por servidores  da Controladoria, Ouvidoria, Coordenação de Comunicação e Uespi.

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS