Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Ciclo de palestras sobre a história do Padre Marcos de Araújo Costa inicia atividades pedagógicas do 2° semestre letivo 

Publicado

em

“Despertar o interesse e inflamar o entusiamo é o caminho  mais curto  para ensinar  facilmente e com sucesso, pois quem compartilha  o que sabe,  muda a história  de quem aprende”. É  com  esse  objetivo, que a  Prefeitura de Padre Marcos, através  da Secretaria de Educação promoveu na manhã desta segunda-feira, 05, um ciclo de Palestras sobre a  história  do Padre Marcos de Araújo Costa, bem como sobre o racismo na infância.

O evento que  aconteceu no centro paroquial da igreja católica,   deu início  as atividades pedagógicas do segundo semestre letivo  na rede municipal de ensino do município Padre Marcos, berço da educação no Piauí,  e contou com participação de professores, coordenadores, diretores e gestores, além de alunos e os adolescentes do NUCA.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, abriu o evento. “Estamos iniciado as atividades pedagógicas do segundo semestre, e nada melhor que começar com um ciclo de palestras que nos acrescentará importantes conhecimentos. Temos em mente dois projetos para serem desenvolvidos neste período, que tem tudo haver com essas palestras, então que  tenhamos um semestre produtivo”, disse.

A primeira palestra,  foi ministrada pelo professor Dr. Laurenilson Leal de Sousa, que abordou sobre a história do Padre Marcos de Araújo Costa. Segundo ele, a história e a memória do Padre Marcos tem uma significado, um papel para a construção do estado. ” O Piauí no século XVIII e XIX, tem a cultura e uma contribuição imensa do Padre Marcos na construção da nossa história”, afirmou.

“Nosso intuito é trazer para para população do município, a importância de resgatar a história, de entender o passado,  e saber os frutos que ficou sobre a figura do Padre Marcos de Araújo Costa,  valorizar o trabalho que ele fez na educação, apesar dele ter tido uma influência política e religiosa,  mas quando olhamos para o passado, evidenciou esse trabalho com valor da educação, de como ela pode transformar  a realidade de uma cidade, de um povo. E aqui o Padre Marcos deixou essa mensagem, no qual, isso tem um valor material para que os filhos de Padre Marcos possam valorizar essa história possam  valorizar essa cultura, buscado construir um local de memória para que as novas gerações valorizem esse conhecimento histórico”, destacou o professor Dr.

Publicidade

Laurenilson,  defendeu a tese de seu mestrado no ano de 2010 sobre  a história do Padre Marcos de Araújo Costa, com a dissertação “Padre Marcos e a escola Boa Esperança: instituição oitocentista de mestre singular”.

O vice-prefeito, Valdo Benedito, que autor do livro “Raízes de Padre Marcos: Memória e legado dos que sonharam e construíram” conduziu a segunda palestra e fez relatos da sobre a história de Padre Marcos de Araújo Costa.

Ele parabenizou a Secretaria de Educação pela realização do evento. ” Em 55 anos de emancipação, temos pela primeira vez, um evento com um tema tão relevante como esse,  falando da nossa história, de nossas raízes e princípios.  O Padre Marcos de Araújo, com todo o seu conhecimento,  nos deixou um legado, o compromisso de transformar a realidade educacional de nosso município por meio da valorização do saber dos locais da promoção do conhecimento aliado a  compreensão da educação  como instrumento de transformação social”, disse o gestor que finalizou informando que a gestão está buscando construir um museu do Padre Marcos de Araújo.

Por fim, o professor Antônio Benevaldo dos Santos, ministrou a palestra “Por uma infância sem racismo”, em que discorreu, dentre outros pontos sobre a alteração  do Estatuto da Criança  e do Adolescente-ECA, que  reconhece como maus-tratos.

Participaram do evento, além dos profissionais de educação, os secretários de Administração, Thuanny Mikaella,  de Assistência Social, Lucicleide Dias,  o procurador jurídico, Raimundo Vieira,  a supervisora de ensino, Luzimar Carvalho,  a coordenadora Ana Meire,  a professora  Gorete Leal, dentre outros.

Publicidade

Um pouco da história do Padre Marcos de Araújo Costa

O padre Marcos de Araújo Costa nasceu no Arraial do Paulista (hoje município de Paulistana), em 1780. Filho do Sargento Mor, português Marcos Francisco de Araújo Costa, Ouvidor-Geral e responsável pela instrução dos jovens da região. Marcos de Araújo Costa cursou os estudos eclesiásticos em Portugal e, após sua ordenação sacerdotal, retorna a Oeiras, capital da província.

Em 1820, padre Marcos resolveu mudar-se definitivamente para sua fazenda Boa Esperança (à época pertencente à jurisdição de Oeiras – PI). Pois a elevação de categoria de vila para Jaicós só se deu em 06 de julho de 1832, com a finalidade de adaptar a casa grande que herdara dos pais em uma escola com regime de internato e também se dedicar às atividades agropecuárias.

Apesar de ter participado ativamente do movimento pela independência do Piauí e se tornado o mais lúcido assessor do futuro Visconde da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins, seu primo, que governou a província do Piauí por quase 20 anos,  política, no sentido escrito da palavra, nunca lhe interessou,  o reverendo Marcos nunca se afastou do seu educandário.

Segundo o também historiador Esmaragado de Freitas, para o padre Marcos a Corte ficava muito longe de Boa Esperança (hoje cidade de Padre Marcos em sua homenagem). Padre Marcos foi também o responsável pela construção da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, que empreendeu a obra com ajuda de particulares e do governador do Piauí, tendo a mesma sido concluída em 1839.

Publicidade

Faleceu no dia 04 de novembro de 1850, na fazenda Boa Esperança, e o presidente da província à época, José Antônio Saraiva, declarou: “A morte do reverendíssimo padre Marcos, que encheu de dor a todos os corações piauienses, fechou as portas da única casa de educação que esta província possuía”. Seus restos mortais estão sepultados na igreja matriz de Jaicós, próximo ao alto-mor de Nossa Senhora das Mercês, à direita da 1ª coluna.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS