Connect with us

Massapê do Piauí

Comissão do Selo Unicef realiza ações de busca ativa escolar em Massapê do Piauí

Publicado

em

Como parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que atua nas atividades desenvolvidas através do Selo Unicef Edição 2017-2020, realizou nesta quarta-feira (18), em Massapê do Piauí, ações de busca ativa escolar.

A articuladora Joelma Araújo, a presidente do CMDCA, Joyce Canuto, o conselheiro tutelar Expedito Filho, e a integrante da comissão Lucineide Francisca de Carvalho, juntamente com os adolescentes Yuri Renan de Sousa, Famlly Silva Coelho, Keylane da Conceição Silva, Ayrinanda Janielly Carvalho e Mylenna Coutinho Sousa, que integram o NUCA, visitaram famílias nas localidades  Vilão I e Baixio Grande.

Foram visitadas famílias de alunos que estão matriculados na Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, mas não têm frequentado as aulas. De acordo com articuladora  Joelma Araújo, o objetivo da ação é conhecer os motivos que tem levado os alunos a estarem fora da sala de aula. “Realizamos a visita às famílias para sabermos o real motivo pelos quais os alunos não estavam comparecendo as aulas. Na oportunidade, explicamos aos familiares a importância dos mesmos estarem frequentando a escola, e também ouvimos os problemas que enfrentam. Eles demonstraram serem conscientes da importância do estudo para seus filhos” disse ela.

Ainda segundo Joelma, a atividade faz parte de uma das ações do NUCA, o projeto “Fora da Escola Não Pode”, que tem o objetivo principal de promover a inclusão escolar e a troca de saberes.

Após as visitas às residência, a equipe seguiu para a Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, no povoado São Francisco, distante cerca de 24 km da sede, onde foi realizado um momento de interação com os alunos, que foram mobilizados a participarem efetivamente das atividades escolares. Joelma frisou  a importância da escola e o benefícios proporcionados através da educação.

Publicidade

Em seguida, os adolescentes do NUCA estimularam os jovens de 16 e 17 anos a fazer o cadastro e alistamento do título de eleitor e falaram sobre a importância do documento para o cidadão, como parte do desafio #PartiuMudar, proposto pelo guia de adolescentes do NUCA, com o intuito de promover a educação para a cidadania democrática.

Buscando contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente no município, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes deve se engajar em atividades que serão realizadas a partir dos seguintes desafios:  Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo; Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade; Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola; Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet;  Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar; Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode; Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva e Promover práticas de enfrentamento ao racismo e desigualdade de gênero.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS