Concurso da PM terá novo esquema de segurança e irá monitorar candidatos acusados de fraude
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 20/04/17

Concurso da PM terá novo esquema de segurança e irá monitorar candidatos acusados de fraude

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), juntamente com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Necepe), organizou um novo esquema de segurança para garantir que os próximos concursos realizados no Estado não sejam alvos de fraude.  Segundo o reitor Nouga Cardoso, próximo certame a ser realizado é da Polícia Militar do Piauí e ele já participará das novas regras de aplicação.

Uma das novidades é que pessoas que já tenham envolvimento em outros crimes de fraude serão monitoradas. “Antes de aplicação das provas, o Núcleo fará um cruzamento com o nome dos candidatos, para saber se algum deles é alvo de investigações por possível fraude em concurso. Como não podemos proibí-lo de fazer a prova, aumentamos a segurança dentro da sala de aula, para acompanharmos seu desenvolvimento no certame. Isso deverá acontecer nas aplicações das provas a partir de agora, mesmo sem haver um suspeito na sala de aula”, finalizou.

As regras foram definidas nesta terça-feira (19) durante reunião com representantes do Nucepe, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Brasil. De acordo com Nouga Cardoso, a intenção é montar uma força-tarefa para dar maior tranquilidade ao candidato inscrito no concurso público organizado pelo Núcleo.

“No nosso entendimento, não se tem nada a fazer no que se refere em segurança no Nucepe. Estamos convictos de que nunca erramos. Mas essa convicção não é suficiente para levar tranquilidade ao candidato, e ela é parte significativa no sucesso que ele poderá alcança. A intenção é que com essas instituições lá dentro, estaremos sendo transparentes e solidificando o nome do Nucepe”, declarou.

Cada instituição deverá indicar um representante para acompanhar de perto cada passo a ser desenvolvido no concurso público. Nouga Cardoso explica que eles estarão lá apenas para certificar de que tudo está dentro da normalidade e garantir uma maior segurança as provas.

Maior segurança

As provas do concurso da Polícia Militar do Estado, que prevê 480 vagas para soldado, destinadas principalmente para o interior do Piauí, serão aplicadas apenas em Teresina. A aplicação centralizada, segundo o reitor, é para diminuir a vulnerabilidade das provas que serão aplicadas.

“Quando essa prova é aplicada no interior do Estado, ela normalmente sai com até dois dias antes do Nucepe, para o local de aplicação. Ou seja, fica muito tempo trânsito e em condições de vulnerabilidade. Para evitar isso, acordamos com a Polícia Militar que todas as provas ficaram em Teresina. Desta forma, as provas só sairão do Nucepe no dia da aplicação”, informou.

Outra ação tomada é a segurança no deslocamento das provas. Além do coordenador, um policial militar ou civil acompanhará o condução do certamente até o local de aplicação.

Policiais à paisana

Policiais militares e civis estarão à paisana dentro das salas de aula, como possíveis candidatos, analisando a conduta dos concorrentes. Esse tipo de ação já é comum em casos em que na sala de aula haja possíveis suspeitos de fraude.

Fonte: Portal AZ

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

ESPORTES

CBF se nega a pagar os salários dos jogadores convocados para a seleção brasileira

A CBF não tem intenção de pagar os salários dos jogadores convocados pela seleção brasileira como reivindica o Santos, que cederá os titulares Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira para

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitos elaboram documento com demandas municipalistas para Temer

Os prefeitos dos municípios brasileiros se reunirão na próxima terça (24) e quarta (25), em Porto Alegre (RS) para elaborar um documento com as principais demandas de cada município. A

Campo Grande do PI

Prefeito Municipal de Campo Grande do Piauí paga novo Piso Nacional para professores

O Prefeito de Campo Grande do Piauí, Francisco José Bezerra (Dr. Tico –PP), creditou na ultima segunda feira 25, os vencimentos salariais equiparados ao piso nacional, para os  Professores da

NOTÍCIA DESTAQUE

Campo Grande comemora 21 anos com grande festa; ‘Temos muito o que comemorar’, diz prefeito

Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram nesta segunda-feira, 26, a festa do aniversário de Campo Grande do Piauí. Os shows em praça pública fecharam em grande estilo as comemorações dos

NOTÍCIA DESTAQUE

Ministério Público Federal condena dois ex-prefeitos do Piauí

A falta de cuidado na aplicação de dinheiro público sempre traz problemas para os gestores. E a atuação do Ministério Público Federal mostra isso. A quantidade de condenações em primeira