Concurso da PM terá novo esquema de segurança e irá monitorar candidatos acusados de fraude
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 20/04/17

Concurso da PM terá novo esquema de segurança e irá monitorar candidatos acusados de fraude

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), juntamente com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Necepe), organizou um novo esquema de segurança para garantir que os próximos concursos realizados no Estado não sejam alvos de fraude.  Segundo o reitor Nouga Cardoso, próximo certame a ser realizado é da Polícia Militar do Piauí e ele já participará das novas regras de aplicação.

Uma das novidades é que pessoas que já tenham envolvimento em outros crimes de fraude serão monitoradas. “Antes de aplicação das provas, o Núcleo fará um cruzamento com o nome dos candidatos, para saber se algum deles é alvo de investigações por possível fraude em concurso. Como não podemos proibí-lo de fazer a prova, aumentamos a segurança dentro da sala de aula, para acompanharmos seu desenvolvimento no certame. Isso deverá acontecer nas aplicações das provas a partir de agora, mesmo sem haver um suspeito na sala de aula”, finalizou.

As regras foram definidas nesta terça-feira (19) durante reunião com representantes do Nucepe, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Brasil. De acordo com Nouga Cardoso, a intenção é montar uma força-tarefa para dar maior tranquilidade ao candidato inscrito no concurso público organizado pelo Núcleo.

“No nosso entendimento, não se tem nada a fazer no que se refere em segurança no Nucepe. Estamos convictos de que nunca erramos. Mas essa convicção não é suficiente para levar tranquilidade ao candidato, e ela é parte significativa no sucesso que ele poderá alcança. A intenção é que com essas instituições lá dentro, estaremos sendo transparentes e solidificando o nome do Nucepe”, declarou.

Cada instituição deverá indicar um representante para acompanhar de perto cada passo a ser desenvolvido no concurso público. Nouga Cardoso explica que eles estarão lá apenas para certificar de que tudo está dentro da normalidade e garantir uma maior segurança as provas.

Maior segurança

As provas do concurso da Polícia Militar do Estado, que prevê 480 vagas para soldado, destinadas principalmente para o interior do Piauí, serão aplicadas apenas em Teresina. A aplicação centralizada, segundo o reitor, é para diminuir a vulnerabilidade das provas que serão aplicadas.

“Quando essa prova é aplicada no interior do Estado, ela normalmente sai com até dois dias antes do Nucepe, para o local de aplicação. Ou seja, fica muito tempo trânsito e em condições de vulnerabilidade. Para evitar isso, acordamos com a Polícia Militar que todas as provas ficaram em Teresina. Desta forma, as provas só sairão do Nucepe no dia da aplicação”, informou.

Outra ação tomada é a segurança no deslocamento das provas. Além do coordenador, um policial militar ou civil acompanhará o condução do certamente até o local de aplicação.

Policiais à paisana

Policiais militares e civis estarão à paisana dentro das salas de aula, como possíveis candidatos, analisando a conduta dos concorrentes. Esse tipo de ação já é comum em casos em que na sala de aula haja possíveis suspeitos de fraude.

Fonte: Portal AZ

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Estado fortalecerá atuação das Regionais de Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nessa terça-feira (18), com os gerentes e representantes das Regionais de Saúde do Piauí. O encontro teve como objetivo fortalecer a



MUNICÍPIOS

Uespi abre 310 vagas em 6 municípios para cursos de graduação à distância. Veja o edital!

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, por intermédio do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE torna público, para conhecimento dos interessados, as condições de habilitação às vagas



NOTÍCIA DESTAQUE

Homem é assassinado com golpe de faca na rodoviária de Valença do Piauí

Um homem identificado como Edson da Silva Gomes, de 39 anos, foi assassinato com um golpe de faca em Valença do Piauí, cidade localizada a 210 km da capital Teresina.



NOTÍCIA DESTAQUE

WhatsApp permitirá apagar mensagens antes que a outra pessoa veja

O WhatsApp está prestes a resolver um problema desagradável pelo qual todos nós já passamos: as mensagens enviadas por engano. Foi encontrada na nova versão beta do aplicativo uma função



NOTÍCIA DESTAQUE

Criminoso conhecido é assassinado a facadas em Picos; suspeito é preso horas depois

Um ex-presidiário de 32 anos foi assassinado na madrugada deste domingo (23) em Picos. Identificado Pedro Airton Pereira dos Santos, ele foi morto após uma discussão em um bar na



Patos do Piauí

PATOS | “Nós vamos ampliar o atendimento à saúde”, afirma prefeito Agenilson em visita obras de UBS

A saúde tem sido uma das prioridades na gestão do prefeito do município de Patos do Piauí, Dr. Agenilson Teixeira Dias (PSB). Médico há 19 anos, inclusive com atuação na