Connect with us

Jacobina do Piauí

Conselheiros tutelares são  empossados para mandato de quatro anos em Jacobina do Piauí

Publicado

em

Eleitos em outubro do ano passado, através do voto popular, para  atuarem na luta pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente no quadriênio 2020 a 2023, os novos conselheiros tutelares de Jacobina do Piauí, foram empossados na manhã desta sexta-feira, 10.

A solenidade de posse dos cinco conselheiros  eleitos e seus respectivos suplentes aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA, com apoio da Prefeitura, através da  Secretaria de Assistência Social.

O Conselho Tutelar é um órgão público não-jurisdicional, permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, desempenhando funções administrativas.

O presidente do CMDCA, Paulo Henrique Araújo,  abriu a solenidade.  Ele parabenizou a todos,  frisou sobre o sucesso de todo o Processo Unificado de Escolha para Conselho Tutelar e  ressaltou sobre a  importância  da  missão que os mesmos assumem a frente do órgão.

A secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, desejou sucesso ao novos conselheiros na função. “Após um processo de escolha tranquilo,  hoje  vocês são empossados. Tenham força, coragem e determinação,  e peço que despenhem suas  funções com o coração,  pois  assim  farão história. Haverá dias difíceis, situações que os deixaram perplexos, mas acreditem em seus  potenciais e  procurem superar os  desafios, buscando assim defender  e zelar pelas nossas criança e adolescentes. Parabéns a todos  e sucesso nessa jornada”, disse.

Publicidade

O prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD,  inicialmente parabenizou o CMDCA pelo  processo de escolha, ocorrido de forma imparcial e transparente.  O gestor  ainda agradeceu aos ex-conselheiros tutelares  pelo trabalho realizado durante o mandato em que muito contribuíram com a gestão.

GD ainda parabenizou os novos conselheiros e pediu que assumam uma missão e não um trabalho. “O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes. E para que isso de fato aconteça é preciso um trabalho em parceria com as famílias e com o poder público e judiciário, então  meu pedido é que vocês assumam  essa função como uma missão, e não como um emprego. Serão grandes os desafios, mas vão a luta e contem com  a nosso gestão na busca pelas solução dos problemas que surgirem”, finalizou.

A palavra foi franqueada aos novos conselheiros que fizeram seus agradecimentos e considerações. A conselheira  Jascirene Sousa, agradeceu o trabalho dos ex-conselheiros tutelares, e falou sobre da responsabilidade da função. “Os conselheiros são pessoas escolhidos para zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que estão ameaçados ou que são violados. Mas é importante destacar  que é dever de todos zelar  por esse público alvo que estejam em situação de risco,  por isso,  contamos com o apoio de todos para conseguirmos cumprir esse papel com maestria”, disse.

Também se pronunciaram, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, o coordenador do CRAS, Valdete Sousa, os vereadores Edilene Rodrigues, Erivan  Carvalho, Francisco Charles, Elis Campos, Francivan de Carvalho,  e os secretários  de Agricultura, Chico Abreu e de Educação,  Gilmar Carvalho. Ambos parabenizaram e desejaram sorte aos conselheiros.

Após os discursos, houve o juramento dos conselheiros tutelares, em seguida a diplomação, e por fim, o presidente do CMDCA, empossou os novos profissionais que assumiram  o compromisso de promover a proteção integral das crianças  e adolescentes.

Foram  empossados os conselheiros titulares Catiana de Sousa Silva,  Jascirene de Jesus Sousa, Patricia de Alencar Melo,  Daniela de Carvalho Campos, Lucilvía de  Carvalho Silva. E os suplentes,  Graziela de Carvalho Abreu,  Josiane de Sousa Silva, Aurélio Rodrigues Andrade, Ronivon Amorin Rodrigues e Cleia Ferreira de Andrade  Oliveira.

Diversas autoridades municipais, dentre gestores,  vereadores e secretários participaram do evento, além de familiares e amigos  dos empossados e a população em geral.

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS