Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Consumidores exigem revogação de lei que aumentou taxa de iluminação em Picos

Publicado

em

Dezenas de consumidores lotaram os corredores da Câmara Municipal de Picos na manhã desta terça-feira, 18, para protestar contra o aumento de mais de 100% na taxa de iluminação pública. O reajuste foi solicitado pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), e autorizado pelos vereadores que aprovaram o projeto, por unanimidade, em duas votações ocorridas no dia 9 de novembro.

Os manifestantes queriam que a discussão sobre o aumento da tarifa fosse realizada no plenário da Câmara Municipal de Picos, porém, a proposta não foi aceita pelos parlamentares. Então, foi formada uma comissão representada pelos vários segmentos da sociedade civil para debater com os parlamentares uma saída para o problema.

  • Foto: GP1Marcelo Nordeste diz que lei é danosa e deve ser revogadaMarcelo Nordeste diz que lei é danosa e deve ser revogada

A reunião foi no gabinete da presidência e contou com a presença de 14 dos 15 vereadores com assento na casa. Somente não participou do debate o líder do governo na Câmara, Evandro Lima de Morais, o Evandro Paturi (PT).

  • Foto: GP1Consumidores aguardam final da reuniãoConsumidores aguardam final da reunião

O encontro demorou mais de uma hora e foi bastante tenso, com alguns consumidores culpando os vereadores pela aprovação da lei que permitiu o reajuste de mais de 100% na taxa de iluminação. No entanto, ao final, chegou-se a um consenso de que é necessária a revogação da Lei Complementar e elaboração de um novo projeto que não penalize a população e nem retire receita do município.

Como um dos representantes da sociedade civil organizada, Marcelo Nordeste participou da reunião e diz que se chegou a uma conclusão que a lei é danosa, falha e ineficaz, por isso deve ser revogada o mais breve possível, pois causa danos aos consumidores.

Ele garantiu que a comunidade vai continuar mobilizada à espera de que a lei seja revogada, já que é prejudicial à sociedade. Caso isso não ocorra os consumidores garantem que vão ingressar com uma ação civil pública junto ao poder judiciário.

Outro lado

Publicidade

O vice-presidente da Câmara, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), informou que será criada uma comissão para analisar o problema e se buscar uma solução o mais breve possível que não seja ruim para o consumidor, mas também não retire receita do município.

“Hoje mesmo o presidente da Câmara Hugo Vcitor vai se reunir com o prefeito e os representantes da Eletrobrás e do Fundo de Iluminação Pública, para que seja revogada essa lei e elaborado um novo projeto que não penalize a população” – anunciou.

Aval da Câmara

O projeto de lei complementar reajustando a taxa de iluminação pública de Picos em mais de 100% foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara Municipal em duas votações realizadas no dia 9 de novembro. Estavam ausentes apenas os vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) e João Bosco de Medeiros (PPS).

Votaram a favor do projeto os vereadores Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP); Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP); Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP) e Valdívia Santos Martins Silva (PRP), todos da bancada de oposição ao prefeito Padre Walmir.

Publicidade

Também votaram a favor do projeto os vereadores da situação, Simão Carvalho Filho (PSD), Antônio de Moura Martins (PCdoB), Evandro Lima de Morais, Evandro Paturi (PT); Francisca Celestina de Sousa, Dalva Mocó (PTB); José Rinaldo Cabral Pereira Filho, Rinaldinho (PP); Wellington Dantas (PT) e José Arimateia Luz, Maté (PSL).

Fonte e fotos: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS