Connect with us

Belém do Piauí

Culminância do projeto ‘As Faces da Era de Digital’ é realizada pelo CESS em Belém do Piauí

Publicado

em

O uso da tecnologia  pode trazer pontos positivos e negativos, a qual, os resultados dependem da forma de utilização das ferramentas tecnológicas. Com esse propósito, o Centro Educacional Sebastião de Sousa-CESS, escola da rede estadual de ensino em Belém do Piauí, desenvolveu o Projeto “As faces da era digital”.

O projeto foi  trabalhando por mais de duas semanas com os alunos das turmas de 1º ao 3º ano do ensino médio e EJA.  A culminância do projeto aconteceu na tarde desta quarta-feira (20),  em que além de apresentações sobre a temática, foram expostos todo o material  produzido em  sala de aula.

Dentro do tema geral, foram trabalhados outros cinco subtemas, expostos, simultaneamente, em salas separadas, durante a culminância, que teve como objetivo mostrar a evolução tecnológica, bem como, os resultados positivos e negativos que esses avanços têm provocado na sociedade.

Foram eles, Rede social: aprecie sem moderação”, “O mercado de trabalho e as profissões da era digital”, “Hardware”, “As faces da era digital: os smartphones e seus impactos na sociedade contemporânea” e “O avanço tecnológico e seus efeitos na sociedade”.

A exposição recebeu a visitação de dezenas de alunos das escolas Monte Sinai, Creche Tia Joaninha, Jeude José Dias e José de Moura Leal, da rede municipal de ensino, além da população em geral.

Publicidade

Para a diretora do CESS, Maria Auxiliadora Bento de Assis,  o projeto é de grande relevância  no processo educacional. “Os projetos são práticas pedagógicas que dinamizam o ensino, atraem e envolvem mais o aluno, e os incentivam a pesquisar e consequentemente, adquirir novos conhecimentos. Principalmente diante de um tema que muito dizem a respeito sobre a realidade que os mesmos vivenciam hoje”, disse.

A gestora afirmou que o foco, foi mostrar os pontos positivos e negativos  da era digital. “É necessário que nossos alunos saibam lidar com essa tecnologia toda, porque a era digital é parte de nossa vida, porém é preciso saber lidar com ela, para não sofrer os prejuízos que essa  tecnologia toda pode trazer. Sabemos que o acesso a redes sociais trazem muitos benefícios, mas também prejuízos, especialmente, para nossos jovens. Inclusive, uma das turmas  trouxe um aplicativo, que diz quantas horas por dia a pessoa passa na internet, algo muito interessante e que serve de alerta”, explicou.

Por fim, ela fez uma avaliação positiva do projeto. “Muito rico, trouxe novas descobertas para nossos estudantes,  e também  proporcionou a eles adquirirem maturidade para lidar com a tecnologia, então o resultado foi  muito positivo”, finalizou.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS