Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Deputados sugerem audiência para discutir reajuste dos professores

Publicado

em

Professores da rede estadual de ensino compareceram à sessão da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (05) para cobrarem dos parlamentares da Casa a aprovação do projeto de reajuste salarial da categoria. Insatisfeitos com a proposta apresentada pelo governo do Estado, os docentes estão em greve desde o dia 23 do mês passado.

A presença de professores foi registrada por um dos líderes da oposição na Alepi, deputado Gustavo Neiva (PSB), que usou o tempo destinado aos pequenos avisos para enaltecer a figura do professor. Ele também lembrou que a classe está em greve desde o mês passado, por motivo da falta de repasse do reajuste nos salários, no valor de 6,81%, como estipulado em lei federal.

Gustavo Neiva (Foto: Divulgação/Alepi)
Gustavo Neiva (Foto: Divulgação/Alepi)

Neiva também aproveitou o momento para criticar o executivo estadual. “O governo desrespeita uma lei federal que determina o reajuste dos professores da rede estadual alegando que está fora do limite prudencial e não pode dar aumentos para os professores”, disse.

O parlamentar informou que pretende convidar o governo do Estado, através da Secretaria de Educação, representantes da Administração; do Tribunal de Contas do Estado, e os professores, para que seja explicada como se dá a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Nós não podemos penalizar essa classe, que engrandece o estado do Piauí e presta os seus serviços na formação desses jovens, em detrimento da acomodação política e do preenchimento de cargos, com uma máquina cada vez maior, para garantir, especialmente nesse ano eleitoral, apoio político”, reiterou.

Este ano, extraordinariamente, com a impossibilidade de fazer reajuste por conta do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo do Estado está propondo uma compensação salarial por meio do incremento dos valores referentes ao auxílio alimentação. O auxílio, que foi reajustado em 3,41%, já começou a ser depositado nos contracheques dos professores.

Publicidade

Para dialogar sobre a questão o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) recebeu mais uma vez no seu gabinete, na Assembleia Legislativa, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), na manhã de hoje.

Na ocasião o parlamentar tornou a cobrar do governo a execução do incremento salarial cobrado pelos docentes e garantiu a realização de uma audiência pública para tratar do assunto. Gusstavo Neiva e o deputado estadual Rubem Martins (PSB) também estiveram presentes.

“Cerca de 80% das escolas estaduais estão sem aula porque os professores continuam em greve, já que o governo do Estado ainda não cumpriu o que determina a lei no que diz respeito ao pagamento do piso dos professores, deixando a educação de lado e se utilizando de manobras para burlar a lei e não atender as reivindicações dos professores. Como parlamentar continuaremos cobrando uma atitude do governo e vamos realizar uma audiência pública para tratar do assunto. Os alunos e professores não podem continuar sendo penalizados por essa gestão”, asseverou o deputado.

Luciano Nunes recebeu representantes no SINTE no seu gabinete, na Alepi (Foto: Divulgação)
Luciano Nunes recebeu representantes no SINTE no seu gabinete, na Alepi (Foto: Divulgação)

A Procuradoria Geral do Estado entrou com processo pedindo à Justiça que decrete a ilegalidade da greve dos trabalhadores em educação, a fim evitar prejuízo às 350 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino estadual. O requerimento foi feito nesta sexta-feira (05).

Fonte: Portal Az

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS