Disque 100 registrou 1.130 denúncias de violência contra crianças no Piauí
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 13/06/18

Disque 100 registrou 1.130 denúncias de violência contra crianças no Piauí

O Disque 100 registrou 1.130 denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Piauí em 2017. Na lista, a negligência aparece em primeiro, com 74%, depois, violência psicológica, 52%, em seguida a física, 40%, a sexual, com 22% e, finalmente, outras violências somam 16% das denúncias.

Para chamar atenção destes números, a Rede Não Bata, Eduque (RNBE) vai promover um seminário para fortalecer a mobilização e atuação dos diversos órgãos na apuração das denúncias. O evento acontece nesta quinta(14) das 9h às 12h no auditório do Ministério Público do Piauí, no bairro de Fátima, zona Leste de Teresina.

O tema do seminário será “Tecendo parcerias por uma educação sem violência na vida de crianças e adolescentes”.

A RNBE também vai apresentar a cartilha “Pelo Fim dos Castigos Corporais e do Tratamento Cruel e Degradante – Manual de Sensibilização para Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos”.

O evento pretende ainda fortalecer o engajamento de adolescentes e jovens em ações de prevenção de violências, contando com uma mesa de debates em que jovens mobilizadores da RNBE e também de organizações que atuam em Teresina partilharão suas vivências e ações estratégicas pelo direito à participação na construção da cultura de paz.

No mês em que a Lei Menino Bernardo (13.010/14) completa quatro anos, o encontro reunirá atores estratégicos envolvidos no sistema de garantia de direitos infanto-juvenis, como profissionais da educação, psicólogos, juízes, assistentes sociais, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos.

Organizado em conjunto com a Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (Acontepi), Fundação Angélica Goulart, Save the Children, Ministério Público do Piauí (MPPI) e Plan International, o evento busca ampliar as ações de prevenção dos castigos físicos e humilhantes no estado.

Oficina de formação

Após o seminário, das 14h às 17h, será ministrada a oficina “Estilos parentais e a construção das relações pais-filhos e sociais pautadas no respeito e no diálogo”. Voltada para profissionais da rede de proteção de violências contra crianças e adolescentes, a formação sugere uma metodologia de abordagem do tema com as famílias.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Justiça condena Tim a pagar indenização de R$ 11 mil no Piauí

O juiz de direito Breno Borges Brasil, da Vara Única de Antônio Almeida, condenou a empresa de telefonia Tim a pagar R$ 11 mil de indenização por danos morais a

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

FRONTEIRAS | Pastor morre aos 32 anos vítima de infarto fulminante

A comunidade evangélica de Fronteiras, sobretudo os fiéis que participam da Igreja Presbiteriana Renovada  foi surpreendida pelo falecimento prematuro do Pastor Damião da Cruz Santos, 32 anos, que faleceu no

NOTÍCIA DESTAQUE

Uespi lança edital com 40 vagas para Escola Popular de Formação Política

Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou edital do processo seletivo para seleção de participantes para a Escola Popular de Formação Política. As inscrições estarão abertas no período de 26 de