Disque 100 registrou 1.130 denúncias de violência contra crianças no Piauí
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 13/06/18

Disque 100 registrou 1.130 denúncias de violência contra crianças no Piauí

O Disque 100 registrou 1.130 denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Piauí em 2017. Na lista, a negligência aparece em primeiro, com 74%, depois, violência psicológica, 52%, em seguida a física, 40%, a sexual, com 22% e, finalmente, outras violências somam 16% das denúncias.

Para chamar atenção destes números, a Rede Não Bata, Eduque (RNBE) vai promover um seminário para fortalecer a mobilização e atuação dos diversos órgãos na apuração das denúncias. O evento acontece nesta quinta(14) das 9h às 12h no auditório do Ministério Público do Piauí, no bairro de Fátima, zona Leste de Teresina.

O tema do seminário será “Tecendo parcerias por uma educação sem violência na vida de crianças e adolescentes”.

A RNBE também vai apresentar a cartilha “Pelo Fim dos Castigos Corporais e do Tratamento Cruel e Degradante – Manual de Sensibilização para Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos”.

O evento pretende ainda fortalecer o engajamento de adolescentes e jovens em ações de prevenção de violências, contando com uma mesa de debates em que jovens mobilizadores da RNBE e também de organizações que atuam em Teresina partilharão suas vivências e ações estratégicas pelo direito à participação na construção da cultura de paz.

No mês em que a Lei Menino Bernardo (13.010/14) completa quatro anos, o encontro reunirá atores estratégicos envolvidos no sistema de garantia de direitos infanto-juvenis, como profissionais da educação, psicólogos, juízes, assistentes sociais, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos.

Organizado em conjunto com a Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (Acontepi), Fundação Angélica Goulart, Save the Children, Ministério Público do Piauí (MPPI) e Plan International, o evento busca ampliar as ações de prevenção dos castigos físicos e humilhantes no estado.

Oficina de formação

Após o seminário, das 14h às 17h, será ministrada a oficina “Estilos parentais e a construção das relações pais-filhos e sociais pautadas no respeito e no diálogo”. Voltada para profissionais da rede de proteção de violências contra crianças e adolescentes, a formação sugere uma metodologia de abordagem do tema com as famílias.

Fonte: Cidade Verde

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

JAICÓS | Neném de Edite visita obra de abastecimento de água que beneficiará 50 famílias na localidade Santana III

O Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, acompanhado do Chefe de Gabinete, José Acelino, e do Secretário e Cultura Lazer e Esporte, Dejerson Lima,

NOTÍCIA DESTAQUE

Projeto de lei estabelece pena de até três anos para quem divulgar “fake news”

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai discutir nos próximos dias, quando voltar do recesso parlamentar, o projeto de lei 473/2017, do senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas). O

NOTÍCIA DESTAQUE

Explosivos usados em ataques a bancos no PI vêm de estados da região Sul

O encartuchados – nome técnico das bananas de dinamite – utilizados para explodir caixas eletrônicos em agências bancárias do Piauí geralmente vêm de estados como Rio Grande do Sul e

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Moradores tem casas alagadas no bairro Junco e interditam a BR-316 em protesto; veja fotos

Além da chuva que tomou conta do início da manhã desta sexta-feira (08), os moradores do bairro Junco também inovaram e principiaram uma manifestação na BR-316, próximo ao posto de

NOTÍCIA DESTAQUE

Campanha busca recursos para salvar vida de jovem picoense

Amigos e familiares da pequena Iasmim Santana, de 11 anos, realizam uma campanha nas redes sociais que objetiva arrecadar recursos para a sua transferência e tratamento médico em São Paulo.

Massapê do Piauí

Abóbora vence Parças e conquista hexacampeonato em Massapê do Piauí

Na tarde da última, quarta-feira, 14, os times de Abóbora e Parças disputaram a final do 16ª Campeonato Municipal de Futebol Amador de Massapê do Piauí, tradicional evento esportivo promovido