Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós promove oficinas lúdicas  para o Ensino Infantil

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da  Secretaria  de Educação promoveu,  através de  iniciativa da professora  da rede municipal de ensino,  Maria do Socorro Coutinho Sousa, oficinas lúdicas para Ensino Infantil.

A oficina aconteceu na tarde dessa terça-feira, 14, na sede do Procampo, e contou a participação dos professores da Educação Infantil da sede e da zona rural. A mesma  teve como tema,  “O Mundo Encantando  da Matemática, quando foram  desenvolvidos,  ‘O jogo do números moveis e ‘O palhacinho da adição’. Os  matérias lúdicos  confeccionados   são  trabalhados  em sala de aula.

Essa é a 3ª oficina realizada na educação infantil do município. Na  primeira foi trabalhando o tema  o “Mundo Encantado dos Brinquedos”, onde foi confeccionado uma ‘Casinha de boneca’ e o ‘Vai e vem’,  que trabalhar a coordenação motora e alteridade dos alunos. Na segunda oficia o tema foi o mesmo, quando foi  confeccionado um ‘Castelo  encantado’ e o ‘Jogo da velha’ para trabalhar contação de histórias.

A Secretária de Educação, Sônia Ribeiro,  destacou  a importância das oficinas e como elas tem contribuído com  educação infantil do município. “Essas oficinas são riquíssimas, pois trabalham metodologias diferenciadas, que estimulam  e  despertam no aluno  o interesse pela leitura.  Nossas crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo. E isso tem trazido resultados muitos  positivos para   nossa educação”,  afirmou, a gestora.

As oficinas faz parte de um projeto voluntário desenvolvido pela professora, Maria do Socorro. Dentro do projeto que é desenvolvido por ela, tanto no município de Jaicós, como de Massapê  os professores confeccionam  jogos, brinquedos e  aprendem técnicas para contarem histórias de forma mais lúdica para que as crianças sejam envolvidas e despertem o hábito da leitura e possa desenvolver outras habilidades.

Publicidade

Projeto tem como tema geral, “Incentivando a Formação Continuada dos Professores através de Oficinas Pedagógicas”, que tem como objetivo geral, propiciar aos professores a construção de jogos e materiais pedagógicos que promovam um ensino diferenciado e motivador, estimulando a aprendizagem coletiva,  afetiva e psicomotora da criança.

Maria do Socorro Coutinho  Sousa, a Socorrinha, como é conhecida, falou sobre  a inciativa de realizar o projeto.  “Devido  ter trabalhado muitos anos em coordenação,  adquirir muito material , então era muito conhecimento só para mim e decidir compartilhar, foi quando decidir abrir uma página na internet,  para compartilhar meu acervo, e partir disso,  vi uma necessidade ainda maior de compartilhar tudo o que é colocado na própria página, foi quando  surgiu  ideia de realizar o  projeto voluntário”, disse a professora.

A professora destacou que o  alvo de seu projeto, é através do professor chegar no aluno promovendo um ensino aprendizagem de qualidade.   “A utilização dos materiais  trabalhado nas oficinas  contribuir para dinamizar as aulas e motivar mais nossos alunos para encontrar caminhos para uma educação humanista, mais flexível, atraente e  eficiente ”, disse Socorrinha, que  ainda enfatizou o apoio e incentivo que  gestão tem dado, e a  total dedicação que os professores tem para com o projeto.

Clique na no endereço, mais saber mais sobre o Projeto: https://www.facebook.com/magiadosjogos/

Veja fotos da 3ª oficina:

Publicidade

 

Veja fotos da 1ª e 2ª oficina:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS