Educação de Vila Nova do Piauí inicia Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019; confira programação
Publicado por: Willians Sousa | Data: 12/02/19

Educação de Vila Nova do Piauí inicia Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019; confira programação

Teve início na noite desta segunda-feira (11), no Ponto de Cultura Cidade Poesia, na cidade de Vila Nova do Piauí, a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019. A abertura da Jornada iniciou às 18h, com palestra ministrada pela psicóloga clínica, Graça Moura, que trouxe como tema “Relações Interpessoais no Trabalho”.

A Jornada Pedagógica tem como objetivo o planejamento dos trabalhos educacionais a serem desenvolvidos primando por melhorias no decorrer do ano letivo na Rede Municipal de Educação.

A secretária de Educação, Edinete Brito, destacou que o ano de 2019 deve ser um período de colheita de bons frutos na educação do município e, assim, seja trabalhado com mais empenho. Edinete ressaltou o trabalho e dedicação desenvolvido por toda equipe durante o ano anterior.

“Hoje estamos iniciando mais uma Jornada Pedagógica e que o ano de 2019 possa ser o ano de muitos frutos na Educação de Vila Nova, e, que cada um possa empenhar mais e mais do que vocês tem feito até hoje pelo município. É isso que a gente deseja a cada um de vocês, mais empenho assim como vocês têm trabalhado até agora. Têm  desenvolvido uma educação de qualidade e a gente espera ainda mais de cada um de vocês”, destacou a secretária municipal de Educação, Edinete Brito.

Graça Moura em síntese destacou a importância da Relação Interpessoal no Trabalho, tema da abertura da Jornada Pedagógica, e disse que mesmo que tenhamos bons relacionamentos, ainda há a necessidade de serem desenvolvidos com intuito de melhorar mais.

“Nós somos seres agregados. Somos seres de relacionamentos. É por isso que precisamos efetivamente uns dos outros e quanto melhor nos conhecermos e prestamos atenção em nós mesmos, melhor vamos conhecer e prestar atenção no próximo. Então, o relacionamento é fundamental para a vida. Particularmente eu não acredito nas pessoas que se fecham e se isolam e que assim acham que são “ilhas”. Como seres agregados precisamos uns dos outros e é na relação que vamos nos conhecendo uns aos outros porque para conhecer o outro, precisamos, primeiramente conhecer a si mesmo”, salientou a psicóloga.

Graça, acrescentou o significado e a finalidade sobre o trabalho de Relações Humanas.

“O trabalho sobre Relações Humanas é sempre nessa direção da gente olhar para nós e termos o olhar de misericórdia para o outro”, acrescentou a psicóloga.

Ainda sobre a participação durante a abertura da Jornada Pedagógica, a psicóloga e também radialista, avaliou a iniciativa da gestão municipal vila-novense em promover na Jornada Pedagógica uma palestra que trate sobre Relação Interpessoal.

“Penso que todos deviam fazer a mesma coisa porque a Psicologia é uma ciência do comportamento humano e aonde tiver uma pessoa, a ciência do comportamento está presente. Eu valorizo demais porque a Psicologia quer interagir com as pessoas, pois todas as áreas se complementam. Eu valorizo muito os gestores que valorizam seus profissionais e que incluem, porque todos os profissionais, sem exceção, têm sua importância. Todos, todos os profissionais têm sua importância! Fico feliz e orgulhosa de iniciar a Semana Pedagógica conversando com professores sobre relações interpessoais”, explicou a psicóloga clínica e radialista, Graça Moura.

O prefeito Edilson Brito participou do encontro agradeceu pela presença do secretariado de todos os profissionais que compareceram, destacando também a gratidão pela presença da psicóloga Graça Moura, ministrante da palestra.

“Agradeço pela presença de todos os secretários e profissionais. Agradeço à psicóloga Graça Moura. Hoje é o primeiro dia da Jornada da Educação do ano de 2019. Desejo que aproveitem o máximo e venham com bastante energia, muita dedicação, responsabilidade e atitude para que possamos neste anos fazer um bom trabalho e com isso quem ganha são os nossos alunos do município. Desde já digo que podem contar comigo”, afirmou o gestor vila-novense, Edilson Edmundo de Brito.

O encontro reuniu profissionais da Educação municipal como a secretária de Educação, Edinete Brito; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina; o secretário de Administração, Dorgival Lima; a vereadora Maria das Dores (Bibia de Benício); o controlador interno, Erasmo Navez; a presidente do Sindicato dos Servidores em Educação, Marlene Hosana; a assessora jurídica, Núbia Rocha; o médico e proprietário da Climulher, Dr. Gerônimo Manoel.

Além do citados, estava também o prefeito Edilson Brito, assim como professores, diretores, coordenadores, secretários, auxiliares de serviços gerais, entre outros que assistiram a palestra ministrada pela psicóloga, Dra. Graça Moura.

Graça Moura é psicóloga clínica, graduada pela Universidade de Pernambuco. Tem formação em comportamento institucional no trabalho, com treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional. Atual em consultório particular, em Picos, e desenvolve também projetos comunitários, tais como:

-Terapia do Riso (Show de humor);

-É Preciso Cantar (Cantorias);

-Criança Feliz (Espetáculos Infantis).

Graça Moura, além de psicóloga é também radialista e apresenta o programa de rádio, Passo a Passo, aos domingos, na rádio Educativa Cultura FM de Picos. Graça Moura sempre diz que sua profissão confunde se com sua respiração, graças ao amor que sente pelo que faz.

A programação da Jornada Pedagógica de Vila Nova do Piauí segue durante toda semana. Confira!

Dia 13 (quarta-feira)

Local: Cine Cultura

Manhã: 8:30h

-Boas-vindas

-Calendário Escolar

-Movimento Escolar

-Resultado SAEVIN

-Mais Educação

-Reforço Escolar

-Prova Brasil

-Plano de Ação das Escolas

Tarde: 13h

-Revisão da BNCC e concluir os componentes curriculares de História, Geografia e Inglês

Dia 14/02 (quinta-feira)

Local: Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima

Horário: 8h às 17h

-Atualização do PPP (Plano Político Pedagógico)

Dia 15 (sexta-feira)

Local: Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima

Horário: 8h às 17h

-Plano de Curso Anual

-Plano mensal e bimestral

Obs: A lotação 2019 será entregue na quinta-feira, dia 13/02/2019, pela manhã.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Acidente deixa duas pessoas gravemente feridas no Piauí

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após uma colisão entre dois veículos na Avenida Poti Velho, na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Foto: Ravena SilvaOs

NOTÍCIA DESTAQUE

Filhos de Bolsonaro vem ao Piauí em campanha no lugar do pai

Os dois filhos de Eduardo Bolsonaro – Flávio e Eduardo Bolsonaro – visitarão Teresina no dia 20 de outubro. Eles fazem campanha no lugar do pai, que ainda se recupera