Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Educação de Vila Nova do Piauí inicia Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019; confira programação

Publicado

em

Teve início na noite desta segunda-feira (11), no Ponto de Cultura Cidade Poesia, na cidade de Vila Nova do Piauí, a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019. A abertura da Jornada iniciou às 18h, com palestra ministrada pela psicóloga clínica, Graça Moura, que trouxe como tema “Relações Interpessoais no Trabalho”.

A Jornada Pedagógica tem como objetivo o planejamento dos trabalhos educacionais a serem desenvolvidos primando por melhorias no decorrer do ano letivo na Rede Municipal de Educação.

A secretária de Educação, Edinete Brito, destacou que o ano de 2019 deve ser um período de colheita de bons frutos na educação do município e, assim, seja trabalhado com mais empenho. Edinete ressaltou o trabalho e dedicação desenvolvido por toda equipe durante o ano anterior.

“Hoje estamos iniciando mais uma Jornada Pedagógica e que o ano de 2019 possa ser o ano de muitos frutos na Educação de Vila Nova, e, que cada um possa empenhar mais e mais do que vocês tem feito até hoje pelo município. É isso que a gente deseja a cada um de vocês, mais empenho assim como vocês têm trabalhado até agora. Têm  desenvolvido uma educação de qualidade e a gente espera ainda mais de cada um de vocês”, destacou a secretária municipal de Educação, Edinete Brito.

Graça Moura em síntese destacou a importância da Relação Interpessoal no Trabalho, tema da abertura da Jornada Pedagógica, e disse que mesmo que tenhamos bons relacionamentos, ainda há a necessidade de serem desenvolvidos com intuito de melhorar mais.

Publicidade

“Nós somos seres agregados. Somos seres de relacionamentos. É por isso que precisamos efetivamente uns dos outros e quanto melhor nos conhecermos e prestamos atenção em nós mesmos, melhor vamos conhecer e prestar atenção no próximo. Então, o relacionamento é fundamental para a vida. Particularmente eu não acredito nas pessoas que se fecham e se isolam e que assim acham que são “ilhas”. Como seres agregados precisamos uns dos outros e é na relação que vamos nos conhecendo uns aos outros porque para conhecer o outro, precisamos, primeiramente conhecer a si mesmo”, salientou a psicóloga.

Graça, acrescentou o significado e a finalidade sobre o trabalho de Relações Humanas.

“O trabalho sobre Relações Humanas é sempre nessa direção da gente olhar para nós e termos o olhar de misericórdia para o outro”, acrescentou a psicóloga.

Ainda sobre a participação durante a abertura da Jornada Pedagógica, a psicóloga e também radialista, avaliou a iniciativa da gestão municipal vila-novense em promover na Jornada Pedagógica uma palestra que trate sobre Relação Interpessoal.

“Penso que todos deviam fazer a mesma coisa porque a Psicologia é uma ciência do comportamento humano e aonde tiver uma pessoa, a ciência do comportamento está presente. Eu valorizo demais porque a Psicologia quer interagir com as pessoas, pois todas as áreas se complementam. Eu valorizo muito os gestores que valorizam seus profissionais e que incluem, porque todos os profissionais, sem exceção, têm sua importância. Todos, todos os profissionais têm sua importância! Fico feliz e orgulhosa de iniciar a Semana Pedagógica conversando com professores sobre relações interpessoais”, explicou a psicóloga clínica e radialista, Graça Moura.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito participou do encontro agradeceu pela presença do secretariado de todos os profissionais que compareceram, destacando também a gratidão pela presença da psicóloga Graça Moura, ministrante da palestra.

“Agradeço pela presença de todos os secretários e profissionais. Agradeço à psicóloga Graça Moura. Hoje é o primeiro dia da Jornada da Educação do ano de 2019. Desejo que aproveitem o máximo e venham com bastante energia, muita dedicação, responsabilidade e atitude para que possamos neste anos fazer um bom trabalho e com isso quem ganha são os nossos alunos do município. Desde já digo que podem contar comigo”, afirmou o gestor vila-novense, Edilson Edmundo de Brito.

O encontro reuniu profissionais da Educação municipal como a secretária de Educação, Edinete Brito; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina; o secretário de Administração, Dorgival Lima; a vereadora Maria das Dores (Bibia de Benício); o controlador interno, Erasmo Navez; a presidente do Sindicato dos Servidores em Educação, Marlene Hosana; a assessora jurídica, Núbia Rocha; o médico e proprietário da Climulher, Dr. Gerônimo Manoel.

Além do citados, estava também o prefeito Edilson Brito, assim como professores, diretores, coordenadores, secretários, auxiliares de serviços gerais, entre outros que assistiram a palestra ministrada pela psicóloga, Dra. Graça Moura.

Graça Moura é psicóloga clínica, graduada pela Universidade de Pernambuco. Tem formação em comportamento institucional no trabalho, com treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional. Atual em consultório particular, em Picos, e desenvolve também projetos comunitários, tais como:

-Terapia do Riso (Show de humor);

Publicidade

-É Preciso Cantar (Cantorias);

-Criança Feliz (Espetáculos Infantis).

Graça Moura, além de psicóloga é também radialista e apresenta o programa de rádio, Passo a Passo, aos domingos, na rádio Educativa Cultura FM de Picos. Graça Moura sempre diz que sua profissão confunde se com sua respiração, graças ao amor que sente pelo que faz.

A programação da Jornada Pedagógica de Vila Nova do Piauí segue durante toda semana. Confira!

Dia 13 (quarta-feira)

Publicidade

Local: Cine Cultura

Manhã: 8:30h

-Boas-vindas

-Calendário Escolar

-Movimento Escolar

Publicidade

-Resultado SAEVIN

-Mais Educação

-Reforço Escolar

-Prova Brasil

-Plano de Ação das Escolas

Publicidade

Tarde: 13h

-Revisão da BNCC e concluir os componentes curriculares de História, Geografia e Inglês

Dia 14/02 (quinta-feira)

Local: Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima

Horário: 8h às 17h

Publicidade

-Atualização do PPP (Plano Político Pedagógico)

Dia 15 (sexta-feira)

Local: Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima

Horário: 8h às 17h

-Plano de Curso Anual

Publicidade

-Plano mensal e bimestral

Obs: A lotação 2019 será entregue na quinta-feira, dia 13/02/2019, pela manhã.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS