Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Eletrobras aplica R$ 500 mil em multas ao flagrar furto profissional de energia no Piauí

Publicado

em

A Eletrobras flagrou 21 grandes clientes furtando energia de forma profissional no Sul do Piauí. A empresa realizou a Operação Cerrados, que teve como sede a cidade de Ucuçuí e percorreu 400 km da rede de distribuição em seis cidades da região durante cinco dias da semana passada. Segundo José Anselmo, assistente da diretoria comercial da empresa, foram aplicados R$ 500 mil em multas.

Fazenda de agronegócio sem medição (Foto: Divulgação/Eletrobras)

Fazenda de agronegócio sem medição (Foto: Divulgação/Eletrobras)

“Essa operação fez um pente fino em 400 km de rede, em que 120 consumidores foram verificados e 21 flagrados com irregularidades. São grandes fazendeiros do agronegócio, posto de gasolina e até uma mineradora que utilizavam transformadores de grande potência para furtar energia”, afirmou.

O balanço da operação mostrou que os transformadores utilizados nos crimes totalizam uma potência de mais 1.300 KVA e que isso provocava danos à rede de distribuição elétrica. “Para você ter uma dimensão, muitas cidades do interior do nosso estado não tem essa potência instalada. Esses consumidores, além do furto, prejudicam toda a comunidade porque o sistema não está preparado para prover toda a carga exigida e isso estava causando oscilações e quedas”, contou José Anselmo.

A para o gestor, os consumidores furtavam energia de forma profissional, pensada. A Eletrobras registrou Boletins de Ocorrência contra todos os clientes flagrados furtando energia e um relatório com todas as informações será entregue ao Ministério Público.

Flagrada perfuração de poço tubular com uso de ligação clandestina (Foto: Divulgação/Eletrobras)

Flagrada perfuração de poço tubular com uso de ligação clandestina (Foto: Divulgação/Eletrobras)

“Temos um convênio com a Delegacia Geral da Policiai Civil, mas infelizmente nessa operação  houve um contratempo e os policiais não puderam nos acompanhar. Porque geralmente existem prisões nesse tipo de operação. Esse trabalho é rotineiro e outras ações como essa serão realizadas”, finalizou.

Publicidade

A Operação Cerrados contou com cinco equipes da Eletrobras, envolvendo eletricistas e engenheiros, além do corpo administrativos e passou pelos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Antônio Almeida, Sebastião Leal e Porto Alegre do Piauí.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS