Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em cinco meses, 136 bebês morreram por falta de UTIs na Maternidade Evangelina Rosa

Publicado

em

Em Teresina, bebês que nasceram prematuramente morreram por falta de estrutura. A denúncia, do vereador Lázaro Rogério, foi baseada em levantamento da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Teresina. De acordo com o relatório, de janeiro à metade do mês de maio, 136 bebês morreram por falta de mais leitos de UTIs neonatais na Maternidade Dona Evangelina Rosa, na Capital.

Para o vereador Lázaro Rogério Carvalho Soares, a situação da maternidade é calamidade, de guerra.

“Os bebês foram a óbito por falta de uma Unidade de Tratamento Intensivo. Eram crianças perfeitamente recuperáveis, que nasceram prematuras, os pulmões ainda não tinham amadurecido o suficiente, mas se tivessem tido assistência ventilatória e cuidados adequados, perfeitamente poderiam viver e serem pessoas normais”, disse o vereador.

Ele denuncia também o fechamento de UTIs na maternidade do Dirceu.

“Por uma questão administrativa, essa UTI foi deslocada para a maternidade do Buenos Aires. A recuperação de bebês lá era acima de 90%. Tínhamos seis leitos e só nesse processo de deslocamento, pelo menos, duas crianças foram a óbito. Isso é muito grave”, disse.

Publicidade

Lázaro Rogério ressalta que, nesta quarta-feira (24), será votado um requerimento para discussão da situação em audiência na Câmara de Vereadores.

“Essa questão de falta de leito em UTIs não é de hoje. Mas, absurdamente, nesses primeiros cinco meses, ocorreram todos esses casos que coincidiram em um número expressivo de mortes, quase epidêmicos. A superlotação, principalmente na maternidade Evangelina Rosa, que deveria ser uma unidade de atenção terciária, mais complexa, piora a situação, pois lá existe uma cultura de receber todos os casos. Com isso, situações mais graves de crianças prematuras, por exemplo, não encontram um ambiente adequado para a recuperação”, finaliza o vereador Lázaro Rogério.

Fonte: CidadeVerde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS