Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Inhuma, Festa do Divino Espírito Santo reúne centenas de fieis em torno da fé e da esperança; veja fotos

Publicado

em

Em Inhuma, a Fé é motivo de vida para muitas pessoas. Acreditar naquilo que não se vê e colocar todas as suas esperanças numa força maior tem sido o motor que mobiliza uma cidade inteira a comemorar a Festa do Divino Espírito Santo.

Foi com esse sentimento que a Paróquia de São José, pertencente à Arquidiocese de Teresina, realizou na tarde deste domingo, dia 09 de junho a V Festa do Divino Espírito Santo.

O ato iniciou com uma procissão que partiu da residência de dona Maria Eronides e seu filho Gutemberg, Imperatriz e Imperador da Festa do Divino Espírito Santo. De lá, centenas de pessoas, grupos das mais diversas pastorais da comunidade católica e autoridades local percorreram as principais ruas da cidade até a igreja matriz, local onde ocorreu uma missa celebrada pelo pároco, padre Antônio Marcos.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, dona Maria Eronides, falou das bênçãos alcançadas e da Fé do povo que ainda se mantém viva. “Para mim é um momento muito gratificante. Crer no Divino Espírito Santo simboliza um ato de Fé e devoção. O tempo que o Divino Espírito Santo passou aqui na minha casa foi um tempo de muitas bênçãos. Neste momento de entrega, da celebração do Divino é possível ver mães com seus filhos no peito, famílias se abraçando, idosos e até crianças, que envoltos na fé e na esperança se emocionam, choram, rezam, e agradecem pelas graças alcançadas”, disse.

O pároco local, Antônio Marcos também foi entrevistado e explanou sobre a realização deste momento tão significativo para a comunidade católica de Inhuma. “A festa do Divino Espírito Santo na Paróquia de São José é dividida em três etapas. A primeira delas é da peregrinação de casa em casa e que acontece em todas as comunidades. O segundo momento é quando rezamos os sete dons do espírito santo nos regionais e na cidade. A última etapa é o tríduo em preparação a festa do Divino Espírito Santo, e assim nós vamos celebrando pentecostes que, para nossa comunidade cristã marca o nascimento da Igreja, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria, que se reúne para celebrar a terceira pessoa da santíssima trindade. Avalio a festa como um momento positivo na nossa caminhada paroquial”, disse.

Publicidade

A preparação para a festa do Divino Espírito Santo teve início desde o dia 27 e prosseguiu até este domingo, 09. Durante este período houve sete momentos onde foram tratados sobre os sete dons do Espírito Santo. No dia 27/05 – Dom da Sabedoria – Residência da Família Alberto e Solange – Matriz; já no dia 28/05, foi a vez do Dom da Ciência – Residência da Família de Pedro e Crislane – Barra do Roque; 29/05 – Dom do Conselho – Residência da Família Nonato e Idalena; em Alegrete; 30/05 – Dom do Entendimento – Residência da Família Raimundo e Francisca – Bairro Liberdade; 31/05 – Dom da Fortaleza – Residência da Família Luís e Maria Dionísio – Baixas; 03/05 – Dom da Piedade- Residência da Família Heldin e Francisca –  Bairro Sossego e no dia 04/06, foi celebrado o Dom do Temor de Deus- Residência da Família Luís Geraldo e Darticléia – Malhada.

Além das missas e celebrações em torno dos sete dons houve ainda um tríduo da Festa do Divino Espírito Santo, que ocorreu durante os dias as 06, 07 e 08 de junho de 2019.

_História:

Com 5 anos de história, o movimento religioso segue o ritmo da Coroa Portuguesa, onde o Imperador e a Imperatriz são os principais responsáveis pela preparação e realização dos festejos. Tradicionalmente, são eles que arcam com a maioria das despesas da Festa, embora conte com o auxílio de autoridades, de sua família e de membros da comunidade local, já que seu prestígio emana exatamente de sua capacidade de “acumular para redistribuir”, sejam bens materiais ou imateriais, trabalho voluntário ou viver para a preparação de alimentos, por exemplo.

Em 2017 quando surgiu a ideia de implantar esse costume antigo, já dois anos depois da Festa do Divino Espírito Santo, o Imperador e a Imperatriz foram respectivamente Francisco Manoel de Araújo – Chico Juá e Maria das Graças de Oliveira Rufino Araújo; em 2018 o casal que acolheu o divino, foi Paulo Afonso Soares e Joseleide Nogueira Gonçalves Soares e em 2019, foi a Imperatriz Eronides Gonçalves de Oliveira e Gutemberg Gonçalves Oliveira – seu filho

Publicidade

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS