Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Picos, Escola José Alves de Oliveira realiza 4ª Mostra Cultural; veja fotos

Publicado

em

Ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 31, com início às 17h, na Escola José Alves de Oliveira, no povoado Lagoa Comprida, em Picos, a IV Mostra Cultural. O evento teve como tema: “Cultura Piauiense: Primitivo versus contemporâneo” 

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Ana Cláudia, o principal objetivo do evento é apresentar para a comunidade em geral a preservação e valorização da cultura piauiense  primando pelo aprendizado dos alunos. No tocante, foi apresentada várias riquezas culturais como comidas típicas, instrumentos e objetos utilizados desde a antiguidade, passando por diversas épocas até a contemporaneidade.

Segundo Ana Cláudia, houve apresentações culturais com danças que simbolizaram tempos passados e também danças que representam a atualidade assim como os pontos turísticos do Piauí.

“No evento foi mostrado a cultura do Piauí. O histórico do povo piauiense, as lutas, os pontos turísticos que são dentre eles: o Delta do Parnaíba, a Igreja Matriz de Picos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras, o Parque Nacional da Serra da Capivara e suas riquezas entre outras” explicou Ana Cláudia.

O evento foi subdividido por estandes contendo comidas típicas e objetos que representam a tecnologia dos antepassados como máquina de datilografia, frutos como cabaças que devido a robustez do material pode-se utilizar como bacias que auxiliam no labor diário. No outro estande contia equipamentos que representam a modernidade como cartão de memória, aparelho celular e, outros objetos da era da tecnologia digital.

Publicidade

“O objetivo principal é mostrar aos alunos a importância da cultura piauiense e preservação das riquezas” acrescentou.

“Mostramos muitos brinquedos e brincadeiras. As diferenças das danças da época, entre outros” afirmou.

A diretora destacou a relevância da preservação e o valor dos potenciais culturais do Piauí.

“A nossa cultura é muito importante. Não podemos deixar nossa cultura morrer!” exclamou

Ainda na ocasião foi apresentado pelo professor de Ciências, Inglês e Artes, professor Adriano, um documentário de curta-metragem, produzido juntamente com os alunos com o intuito de mostrar o dia-a-dia do pesquisador e as ferramentas digitais utilizadas, bem como mostrar a geração de emprego e renda através das potencialidades existentes no Estado do Piauí.

Publicidade

_Veja fotos:

 

 

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS