Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em quatro dias, fogo consome 40km de floresta, atinge escola, fazendas e destrói plantações no Piauí

Publicado

em

Um incêndio de quatro dias atingiu nessa quinta-feira (28) as dependências da Escola Família Agrícola Vale do Gurgueia, localizada às margens da BR-135, zona rural de Cristino Castro, a 596 km ao Sul de Teresina. Na tentativa de salvar os animais, professores e alunos enfrentaram o fogo e por mais de três horas lutaram para controlar as chamas (assista ao vídeo acima).

Postes, abrigos de animais, cercas e fazendas próximas a região também ficaram destruídos pelo fogo. A direção da escola informou que a situação foi controlada após a ajuda de um caminhão-pipa, mas que as aulas continuam suspensas nesta sexta-feira (29), porque porcos, ovelhas e galinhas da escola agrícola estão abrigados nas salas de aula.

“O fogo destruiu bastante a floresta, mas conseguimos salvar os animais. Não acreditamos que o incêndio tenha sido criminoso e sim provocado por agricultores, que fazem queimadas para limpar os terrenos e perdem o controle do fogo por conta da mata seca. O que precisamos aqui é a presença do Ibama para orientar e fiscalizar situações como essas”, declarou o professor Miguel Arcanjo, que aparece no vídeo salvando os animais.

O morador Edilmar Bispo, que registrou o incêndio, relatou que o fogo começou na localidade de Várzea Grande na segunda-feira (25) e deslocou até Barra do Sítio, onde a escola fica localizada. Por conta do incêndio, cerca de 40 km de floresta foi atingido e plantações danificadas.

“Moradores também ajudaram a controlar o fogo, para que ele não atingisse a escola. Todos os animais precisaram ser retirados, devido ao risco deles morrerem queimados. Graças a Deus ninguém ficou ferido”, comentou Edilmar Bispo.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS