Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Vila Nova, Saúde intensifica campanha ‘Agosto Dourado’ sobre aleitamento materno

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, que é comandada pelo prefeito Edilson Brito, através da Secretaria de Saúde vem intensificando durante todo o mês de agosto diversas ações relacionadas ao aleitamento materno em alusão à campanha nacional – “Agosto Dourado”.

O Agosto Dourado faz referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. Um mês inteiro dedicado a discutir e incentivar o aleitamento materno, definido pela lei federal 13.435.

Segundo explica a nutricionista Aurileia Paiva, com base em dados comprovados, o leite proveniente da mãe é a principal força para o futuro saudável dos filhos, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. “Amamentar é uma função materna que garante a qualidade de vida dos pequenos”, explica a nutricionista.

Foi pensando assim, que na manhã desta segunda-feira, 21, a saúde reuniu dezenas de gestantes e mães que estão amamentando, na Creche Pro infância Professor Osvaldo para debater sobre a importância do aleitamento materno para os bebes e discutir saúde pública.

A ação contou com a presença da equipe multidisciplinar da saúde municipal e do NASF, como a nutricionista Aurileia Paiva, o Dr. Roberto Henrique, a Dra.  Samanda Barbosa, a secretaria de Saúde Almerinda, a diretora das UBAS, Katia Leila, a técnica de enfermagem Evangelista, a técnica da secretaria Aline e demais funcionários.

Publicidade

Na ocasião foi ministrado palestras, feito orientações, distribuídos folders da campanha, e realizado atividades que estimulam a amamentação e a saúde das mamães gestantes.

“Essas ações são importantíssimas no sentido de apoiar, incentivar e oferecer atividades que promovam a amamentação”, ressalta Almerinda Luz, secretária de saúde do município.

Para a gestante Samara Sousa, que será mãe pela primeira vez o momento é positivo. “É muito bom ter essa assistência e atenção a nossa gravidez. Aqui pude aprender muito sobre a amamentação dos pequenos e assim aplicar as técnicas com o bebê que espero. Parabéns a gestão pela a iniciativa”, disse.

Além das atividades específicas da campanha, o município possuem grupos contínuos de puericultura, gestantes e puérperas com acompanhamento de profissionais de fonoaudiologia, medicina, psicologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia e educação física, que também alertam aos cuidados com a postura durante a amamentação. Para tanto, as unidades do município contam com um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS