Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em visita ao Piauí, Mercadante diz que exemplo de escola será levado para o Brasil

Publicado

em

Como forma de parabenizar e conhecer de perto o diferencial da Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador Wellington Dias, inauguraram nesta quinta-feira (15), Dia do Professor, a reforma e ampliação da escola, bem como da quadra poliesportiva. No total foi investido recurso no valor de R$ 355.565,66 proveniente do Fundeb.

Veja galeria de fotos

Na oportunidade, o governador assinou a mudança de nível e cargo dos professores, em relação a 2014, autorizou a implantação de um polo da Universidade Aberta e a abertura de um Ponto de Cultura em Cocal dos Alves.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade para o sucesso da escola. “Acredito que o diferencial é fruto do trabalho dos que fazem essa escola, como diretores, professores e dos alunos. O envolvimento dos pais de alunos integrados com a rede de educação e o próprio MEC”, disse.

Aloizio Mercadante ressaltou que a escola sempre chamou a sua atenção pelos resultados. “A escola possui 150 medalhas e menções honrosas e sempre se destacou por funcionar numa região tão carente e obter resultado tão espetacular. E de lá pra cá, isso só cresceu, se estendeu ao Ideb ao Enem e mostra que é um processo educacional muito sólido e consistente. Era uma escola muito pequena, hoje ela está ampliada, modernizada, com biblioteca, laboratórios e esse tem que ser o caminho do Brasil”, falou o ministro.

Publicidade

Professor Amaral( Foto: Raoni Barbosa)

Segundo o governador, o fato de o ministro ter escolhido uma escola do Piauí para visitar no Dia do Professor é uma deferência. Wellington ressaltou que o Mercadante desejava conhecer a estrutura e entender a razão dessa escola conseguir resultados positivos nas olimpíadas e avaliações do Enem. “O que pretendemos é levar essa experiência para outras cidades. Temos cerca de 600 escolas estaduais e destas 151 atingem uma nota de qualidade acima da média nacional. Então, queremos trabalhar para que as outras também possam alcançar esse objetivo. Humildemente, queremos aprender com quem faz bem. Vamos ver os pontos que fizeram a diferença e multiplicar esse modelo”, explica o governador.

A visita à escola no Dia do Professor é um pedido da secretária Rejane Dias. “Estamos assinando a mudança de nível e a mudança de cargo em relação ao ano de 2014. E hoje também temos a condição de estar autorizando a construção da sede da Universidade Aberta do Brasil que vai ter um núcleo de educação superior também em Cocal dos Alves”, conta Wellington.

Ministro Aluizio Mercadante visita escola Augustinho Brandão( Foto: Raoni Barbosa)

Alunos são motivados a buscar bons resultados
Na Unidade Escolar Augustinho Brandão, os alunos são motivados por todos os professores. “Somos uma família, eles têm respeito e carinho da mesma forma que temos por eles. Nossa relação é mais do que professor e aluno. Eles ficam de 7h30 até 16h30, tem um lanche, um almoço e outro lanche. Tem o apoio de nutricionista regional de educação, responsável pela elaboração do cardápio e uma alimentação balanceada”, diz Aurilene Vieira de Brito, diretora da unidade.

Aurilene destaca o empenho e dedicação da equipe. “Somos cientes de que nossa profissão é essencial e importante para promover uma mudança social no município, na vida desses alunos que são tão necessitados de educação, de conhecimento e de mudança de vida”, destaca a diretora, enfatizando que a escola tem 234 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio .

Um dado importante da escola é a aprovação de 70% a 80% nas universidades Federal e Estadual. Na última edição do Enem, por exemplo, chegou a ser considerada a melhor escola pública do país.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS