Emater realiza encontro de planejamento de ações do Projeto Dom Hélder Câmara em Campo Grande do Piauí
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 29/11/17

Emater realiza encontro de planejamento de ações do Projeto Dom Hélder Câmara em Campo Grande do Piauí

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) realizou na tarde desta terça-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Campo Grande do Piauí, um encontro com autoridades locais para apresentação e planejamento  do plano de trabalho do Projeto Dom Hélder Câmara.

O Projeto é financiado por meio da parceria entre o Governo do Piauí, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), da Integração Nacional, da Comunicação, entre outros.

Estiveram presentes na reunião: João Batista de Oliveira (Baiá), Prefeito Municipal de Campo Grande do Piauí; Vandeslene Oliveira, Secretaria de Assistência Social e Primeira-Dama; Gilson Oliveira, Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento; Leonardo Pedro da Silva, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Grande do Piauí; Zenilton Junior, técnico da Emater de Campo Grande do Piauí;  Edimar Antônio de Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); Deuzivan Deusimar de Moura, Agente Administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Everson Emater de Alagoinha do Piauí.

A reunião e apresentação das ações propostas pelo Projeto Dom Hélder Câmara foi coordenada pela supervisora do Emater, Maria Goes de Oliveira Alencar, que explicou sobre o projeto que pretende oportunizar a inclusão produtiva e social de 2.970 famílias rurais que se encontram em situação de extrema pobreza, com renda declarada conforme o Cadastro Único (renda mensal por pessoa até R$ 85). Serão contemplados 68 municípios de sete territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí, por meio da prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural.

De acordo com a supervisora essa é a segunda etapa do projeto, denominado de “encontro municipal de sensibilização”, que é a reunião com as autoridades locais em cada município que será contemplado, para à apresentação das ações propostas pelo Projeto.

Goes, explicou que em Campo Grande do Piauí, o Projeto vai beneficiar 41 famílias, que irão receber um fomento via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, assistência técnica e extensão rural por meio do Emater, e conta com um orçamento de cerca de dois mil e quatrocentos reais para o custeio, com duração de três anos. “Esse é um fomento que pode colaborar com o exercício que eles já vem fazendo com o trabalho produtivo, pra isso nos teremos os técnicos que elaborarão alguns projetos, para que essas famílias realmente possam sair da situação de extrema pobreza,  é oportuno esse projeto chegar aqui nessa cidade de Campo Grande do Piauí e a gente se coloca a disposição para apoiar as autoridades locais e os agricultores familiares, pra que tudo der certo”, disse.

A partir dessa reunião, as instituições representativas da agricultura familiar de Campo Grande do Piauí, estarão se reunindo e discutindo esse processo de trabalho que vai desde a seleção das famílias, conforme os requisitos sugeridos pela ANATER, até a elaboração de 136 projetos de comercialização e trabalhar junto às famílias diversas políticas de apoio ao agricultor e agricultora familiar, tais como o PAA, PNAE, com destaque para o incentivo à participação de feiras e outros.

Fonte: CG Notícias

Confira mais imagens:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí tem menos da metade de escrivães previstos em lei, diz sindicato

O Piauí tem menos da metade de escrivães previstos em lei, de acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol). O presidente da associação, delegado Higgo Martins, informou

NOTÍCIA DESTAQUE

II Plenária é realizada em Padre Marcos e discute saúde, democracia e fortalecimento do SUS

Com o objetivo de discutir, avaliar e aprimorar a gestão em saúde, visando a construção de políticas públicas que melhorem o Sistema Único de Saúde – SUS, o município de

NOTÍCIA DESTAQUE

Criança de um ano morre afogada ao cair dentro de cisterna no Piauí

Uma criança de um ano e sete meses morreu após se afogar dentro de uma cisterna de armazenamento de água na zona Rural do município de São Francisco de Assis