Empresa alemã apresenta proposta para investimento em energia eólica no Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 26/08/15

Empresa alemã apresenta proposta para investimento em energia eólica no Piauí

O secretário de Governo, Merlong Solano, recebeu em seu gabinete o presidente da empresa alemã SwissEnergy AG, Stefan Simon, e a diretora da United Energies, Anja do Egito. Os empresários vieram apresentar ao secretário uma proposta de investimento em energia eólica no Piauí.

Segundo o Stefan Simon, o Piauí seria o primeiro estado a receber investimentos da empresa que tem fábricas na Europa. “Escolhemos o estado depois de uma pesquisa e verificamos seu grande potencial em produzir energia eólica. Estamos aqui hoje para apresentar nossa proposta ao Governo”, explicou Simon.

Ainda de acordo com os empresários, a região de Picos ou Piripiri seria escolhida para a instalação da fábrica de aerogeradores de energia eólica e demais componentes dos parques eólicos. “Faríamos a construção completa do gerador, torre, turbina e asas, o que facilita o controle de qualidade. Nossas turbinas são modernas, sem engrenagem, que torna a manutenção mais em conta”, esclareceu Anja do Egito.

Para o secretário de Governo, Merlong Solano, “é importante apoiar a instalação de uma fábrica de aerogeradores no Piauí. É parte da estratégia de incentivar o crescimento da economia, por meio da agregação de valor econômico às nossas potencialidades naturais. Além disso, a fábrica vai possibilitar a criação de emprego e renda na região”, defendeu o secretário.

O Piauí responde por 1,4% da energia eólica produzida no Brasil. Em 2017, o estado produzirá 10,4% da energia eólica do país, ficando atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. As condições climáticas favoráveis têm atraído investidores nacionais e internacionais para novos empreendimentos. Com volume esperado de geração, é possível que o estado deixe de ser importador e torne-se exportador de energia.

Participaram ainda da reunião, o diretor-geral do Interpi, José Osmar, e a assessora especial do governador, Lucile Moura.

 

Governo do Piauí

 

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Família que saiu de Floriano com destino a Brasília morre em acidente na BR-020

Uma colisão frontal entre um veículo de passeio e uma carreta causou a morte de uma família, na manhã deste domingo (27/01), por volta das 7h, no quilômetro 80 da

NOTÍCIA DESTAQUE

Polícia prende dupla com droga e descobre suposta boca de fumo em Marcolândia

Uma dupla identificada por Francisco José de Macedo, vulgo Boquinha, 57 anos,  e Élio Francisco dos Santos, de 28, anos foi presa na noite da última sexta-feira (6) em Marcolândia. Os dois

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Curso de medicina da UFPI é inaugurado em Picos

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, representou o governador Wellington Dias na inauguração do curso de medicina do campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí