Empresa alemã apresenta proposta para investimento em energia eólica no Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 26/08/15

Empresa alemã apresenta proposta para investimento em energia eólica no Piauí

O secretário de Governo, Merlong Solano, recebeu em seu gabinete o presidente da empresa alemã SwissEnergy AG, Stefan Simon, e a diretora da United Energies, Anja do Egito. Os empresários vieram apresentar ao secretário uma proposta de investimento em energia eólica no Piauí.

Segundo o Stefan Simon, o Piauí seria o primeiro estado a receber investimentos da empresa que tem fábricas na Europa. “Escolhemos o estado depois de uma pesquisa e verificamos seu grande potencial em produzir energia eólica. Estamos aqui hoje para apresentar nossa proposta ao Governo”, explicou Simon.

Ainda de acordo com os empresários, a região de Picos ou Piripiri seria escolhida para a instalação da fábrica de aerogeradores de energia eólica e demais componentes dos parques eólicos. “Faríamos a construção completa do gerador, torre, turbina e asas, o que facilita o controle de qualidade. Nossas turbinas são modernas, sem engrenagem, que torna a manutenção mais em conta”, esclareceu Anja do Egito.

Para o secretário de Governo, Merlong Solano, “é importante apoiar a instalação de uma fábrica de aerogeradores no Piauí. É parte da estratégia de incentivar o crescimento da economia, por meio da agregação de valor econômico às nossas potencialidades naturais. Além disso, a fábrica vai possibilitar a criação de emprego e renda na região”, defendeu o secretário.

O Piauí responde por 1,4% da energia eólica produzida no Brasil. Em 2017, o estado produzirá 10,4% da energia eólica do país, ficando atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. As condições climáticas favoráveis têm atraído investidores nacionais e internacionais para novos empreendimentos. Com volume esperado de geração, é possível que o estado deixe de ser importador e torne-se exportador de energia.

Participaram ainda da reunião, o diretor-geral do Interpi, José Osmar, e a assessora especial do governador, Lucile Moura.

 

Governo do Piauí

 

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Operação de fiscalização da Strans já apreendeu 49 veículos de transporte ilegal

Nos três primeiros meses deste segundo semestre, uma operação de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) em parceria com outros órgãos, apreendeu 49 veículos que faziam transporte

NOTÍCIA DESTAQUE

País tem 917 municípios em crise hídrica; maioria está no Nordeste

O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que

NOTÍCIA DESTAQUE

Promotora investiga denúncia contra gestão de Waldelina Crisanto

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da promotora Ednólia Evangelista de Almeida, instaurou procedimento preparatório para investigar a gestão da ex-prefeita de Jaicós, Waldelina Crisanto, por possíveis