Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Empresa da Noruega estaria incentivando desmatamentos na região de São Raimundo Nonato

Publicado

em

Em sua edição de setembro, que traz na capa a foto de Renato Russo, a revista americana Rolling Stone, versão do Brasil, traz uma grande denúncia envolvendo a empresa multinacional Yara, da Noruega, e a mineradora paulista Galvani S/A, num grande escândalo no Piauí. As duas indústrias são acusadas de incentivar, financiar e ser conivente com trabalho degradante e desmatamento de áreas no Corredor Ecológico Capivara-Confusões, na região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina).

A revista que chegou às bancas de todo o Brasil na última quarta-feira, 14 de setembro, dedicou 8 páginas com direito a chamada de capa, para denunciar a destruição da Caatinga com financiamento internacional. Segundo a publicação, tudo aprovado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí (Semar) através de um suposto Plano de Manejo Florestal Sustentável, para explorar uma área superior a 8 mil campos de futebol de matas nativas.

A madeira estava sendo utilizada para alimentar os fornos da mineradora paulista Galvani – pertencente a Yara – e que explora uma mina de fosfato na divisa da Bahia com o Piauí, nas proximidades das cidades de Caracol e Guaribas. Durante uma operação do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal, 18 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram libertados numa fazenda utilizada pelas indústrias para desmatar a Caatinga.

Capa Rolling Stone Setembro 2016.jpg

r1.jpg

A Rede Ambiental do Piauí (Reapi) solicitou que o Ministério Público Federal abre uma investigação para investigar as denuncias. O processo está com o procurador da República Tranvanvan Feitosa que já solicitou todos os documentos referentes ao empreendimento à Semar e determinou uma investigação para apurar os fatos.

Por André Pessoa

Publicidade

Denu?ncia Revista Rolling Stone.jpg

180Graus

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS