Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Encerra prazo para troca de partido sem perda de mandato

Publicado

em

Os interessados em se candidatar nas eleições municipais deste ano têm até hoje para se filiar a um partido político. O mesmo vale para os candidatos detentores de cargo eletivo que queriam se filiar em outra legenda. A chamada janela partidária teve início no dia 2 de março e encerra hoje, 2 de abril. O prazo segue determinação da Lei nº 13.165, também conhecida como Minirreforma Eleitoral, aprovada em 2015.

A lista oficial com todas as filiações resultantes da janela só poderá ser conhecida após o dia 14 abril, prazo final para que os partidos enviem pela internet suas listas para o Tribunal Regional Eleitoral de cada região. No Piauí, um dia antes do encerramento da janela, duas filiações tiveram destaque. A do vereador Caio Bucar, que deixou o PSB e estava na base de apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB), para se filiar ao PSD, que tem como pré-candidato a prefeito de Teresina o deputado estadual Dr. Pessoa.

A mudança tem reflexos na Câmara Municipal de Teresina. O PSD, que havia ficado sem representante na Casa depois da saída do vereador Major Paulo Roberto, que foi para o Solidariedade (SD), volta a estar presente no legislativo municipal. Também mudou de partido ontem a médica Adriana Sousa, líder do movimento Vem Pra Rua no Piauí, que é contrário ao governo Dilma Rousseff (PT). Adriana deixou o Solidariedade para ser pré-candidata à Prefeitura da capital pelo PPS.

Outra mudança ocorrida na última semana da janela partidária foi a saída do vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, do PSD, sigla liderada no Piauí pelo deputado federal Júlio César. Ele se filiou ao PSB no dia 30 de março depois de desentendimentos envolvendo o Dr. Pessoa em virtude do apoio deste a uma funcionária sua que é candidata a vereadora. Ronney, que será candidato a vereador na capital, se sentiu prejudicado. Mesmo acometido pelo vírus da chikungunya, Dr. Pessoa veio a público essa semana para tentar amenizar o atrito e afirmou que continua tendo em Ronney um amigo.

Além dos filiados de última hora, falando só dos vereadores da capital, um dos primeiros a mudar de partido duas semanas depois da abertura da janela, no dia 2 de março, foi o vereador Jeová Alencar, que saiu do Solidariedade e se filiou ao PSDB, aumentando a base de Firmino na Câmara Municipal de Teresina. O SD perdeu também os vereadores Celene Fernandes e Valdemir Virgino, que foram para o PRP, e ainda o vereador Ananias Carvalho, que foi para o PDT.

Publicidade

 

Diário do Povo

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS