Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Estado renova decreto de emergência de 201 cidades do Piauí por 180 dias

Publicado

em

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19) a renovação do decreto de emergência de 201 municípios do Piauí. Segundo a secretária de Defesa Civil, Simone Pereira de Farias, o Governo do Estado decidiu renovar por mais seis meses o decreto para que as cidades não fiquem desamparadas de ações de Defesa Civil e de outras iniciativas direcionadas para os entes atingidos pela estiagem.

“É preciso que se entenda é que esse decreto ampara uma série de coisas: sem ele, os produtores rurais não podem comprar milho subsidiado da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e não tem direito ao Bolsa Estiagem. Se não renovamos, a gente compromete outras ações que vem via Governo Federal”, disse.

Sobre o fato de já estar chovendo em boa parte do Piauí, a secretária afirmou que é preciso ter calma com o momento, que ainda não existe um período chuvoso estabelecido. “Tem municípios que choveu em dois dias o que estava previsto para o mês inteiro. Os mananciais estão secos e esses fatores podem impor uma seca verde em nosso estado”, disse a gestora.

Além da renovação do decreto estadual, o governo estadual lançou os dados referentes aos 201 municípios no sistema da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que vai avaliar o pedido por meio do seu Centro de Monitoramento.

“Eles irão apreciar as informações e comparar com o monitoramento climático de cada região. O pedido de renovação do decreto federal não significa que eles irão aceitar, já que podem indeferir uma ou outra cidade. Caso isso aconteça, a prefeitura pode requisitar diretamente para União”, finalizou.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS