Connect with us

Fronteiras

Falsa pesquisa eleitoral é divulgada em Fronteiras e inquérito policial investigará responsáveis

Publicado

em

Uma pesquisa eleitoral que supostamente teria sido encomendada pelo deputado federal Júlio César (PSD) e realizada pelo Instituto de Pesquisa BRVOX, circulou na manhã desta terça-feira (13) na cidade de Fronteiras, apresentando resultado favorável à candidata Maria José Ayres de Sousa, foi confirmada como sendo falsa por apresentar número de protocolo e data de registro inexistentes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

Um homem de posse da suposta pesquisa foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Fronteiras onde foi ouvido pela delegada Dra. Fernanda Íris Artur Novais, que instaurou inquérito investigativo sobre a origem da falsificação. Outras pessoas ligadas à Coligação “Compromisso, Trabalho e Paz” que ajudaram a disseminar a falsa pesquisa também serão ouvidas e poderão ser indiciadas de acordo com o grau do seu envolvimento.

De acordo com a Resolução 23.453/2015, Artigo 18 da Legislação Eleitoral, a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime punível com detenção de 06 meses a 01 ano  multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais).

Por telefone, o deputado federal Júlio César fez um pronunciamento ao Jornal Fronteiras em Notícias, da Rádio Fronteiras FM, no qual negou ter encomendado a realização de qualquer pesquisa junto ao Instituto de Pesquisas BRVOX. O deputado estadual Georgiano Neto usou a rede social WhatsApp para reforçar a inveracidade da pesquisa.

Em nota divulgada na rede social WhatsApp, o Dr. Rubens Filho, representante jurídico da Coligação “Compromisso Trabalho e Paz”, afirmou que a referida Coligação não compactua com mentiras, inverdades e com o uso indevido de nomes de pessoas de bem. O advogado afirmou que a Coligação não medirá esforços para o devido esclarecimento dos fatos e acrescentou o desejo de punição diante da lei ao responsável, ou responsáveis pela divulgação da pesquisa.

Publicidade

https://3.bp.blogspot.com/-Uardw746lWA/V9iDay_m9aI/AAAAAAAAo7E/kBbIFWiLPvgsWWsUD0c7Uf2mtBL9bNZ-gCLcB/s1600/4f7b1c18-24e3-40ef-8915-cadc5cf95db3%2B%25281%2529.jpg

FronteirasOnline

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS