Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

‘Foi muito treino’, diz aluna do Piauí nota mil na redação do Enem 2017

Publicado

em

A estudante Isabela Castelo Branco, de 17 anos, está entre os 53 em todo o Brasil que conseguiu conquistar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. “A sensação é de dever cumprido e muita euforia mesmo!” disse a aluna nota mil, sem conseguir conter o riso. Em todo o país, apenas 53 candidatos alcançaram o feito.

Isabella contou ao G1 que a nota perfeita é resultado de muito treino. Além dos estudos na escola, ela fez curso de redação para praticar ainda mais, e não perdeu o foco na leitura. “Eu sempre leio muito, muitas atualidades, para ficar sempre antenada”, disse Isabela.

O tema da redação do Enem 2017, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, dividiu opiniões no ano passado. Isabella lembrou que conseguiu ficar tranquila por conta do esforço empregado nos estudos.

Página do Inep mostra a nota 1000 de Isabela na redação. (Foto: Reprodução/ Inep)

Página do Inep mostra a nota 1000 de Isabela na redação. (Foto: Reprodução/ Inep)

“Na época todo mundo ficou surpreso com o tema, mas eu achava que estava preparada para qualquer tema, porque eu tinha feito muitos temas desconhecidos. Fiquei tranquila e sabia que vinha uma nota boa, porque foi muito treino”, relembrou a estudante, que pretende tentar usar sua nota para entrar no curso de medicina, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) ou na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Não quero sair daqui”.

A mãe de Isabella, Patrícia Castelo Branco, não escondeu o orgulho. Para ela, a nota é resultado de um esforço intenso da filha. Segundo Patrícia, a menina tem gosto pela leitura e contou que incentiva isso desde que a menina era pequena. “Ela adora ler. O presente que eu dava a Isabella eram livros”, contou.

Publicidade

Apenas 53 no país

Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova.

O número de alunos com nota máxima na redação foi um dos dados apresentados pelo MEC nesta quinta-feira (18), data da liberação das notas do Enem 2017. Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação.

Apesar de haver menos “notas mil” em comparação com o Enem do ano anterior, em que 77 alunos tiraram a nota máxima na redação, o rendimento dos estudantes foi melhor. A nota média da redação passou de 541,9 para 558.

Fonte: G1 | Foto:  Arquivo pessoal

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS