Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO│Missa Solene em honra a São Francisco é prestigiada por multidão de fieis; veja fotos

Publicado

em

Com o tema “Como São Francisco somos chamados a ser missionários de Cristo no mundo”, centenas de pessoas lotaram o adro da Igreja de São Francisco na cidade de Francisco Macedo, para assistirem a missa solene de São Francisco de Assis, padroeiro do município. Celebrada pelo padre Antônio Ismael, a cerimônia reuniu uma multidão que juntos festejaram o ápice da fé, louvando e agradecendo pela intercessão do santo nos milagres e graças alcançadas no 49º festejo.

A missa aconteceu na noite desta sexta-fera, 04 de outubro. A data celebra oficialmente o Dia de São Francisco que simboliza o vigor da fé e religiosidade por muitos devotos, fieis, leigos e leigas, entre crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos. Ocasião que concentrou pessoas de diferentes faixas etárias.

Participando da celebração, estava entre a multidão de pessoas, o prefeito Nonato Alencar, participante assíduo da missa de São Francisco. Como devoto e fiel ao santo, disse que o momento é de grande satisfação, pois é um período propício ao fortalecimento da fé.

“É uma satisfação muito grande com fé em Deus e em São Francisco a realização do festejo em nossa cidade. Ele é o nosso padroeiro e nos sentimos muito felizes, pois estamos acompanhando desde os primeiros dias o novenário, as missas e é um evento que se realiza a cada ano. Graças a Deus o número de fieis vem aumentando e crescendo cada vez mais. Isso demonstra a fé que existe no coração do povo mesmo com as adversidades do mundo. Temos em nossa cidade e de cidades da região aqui circunvizinhas muitos fieis de São Francisco que acreditam em Deus. Foi uma festa maravilhosa onde passaram muitos sacerdotes que vieram celebrar durante as noites de missa e novena. Nos engrandece e traz muita alegria. Só posso dar louvores porque vemos a comunidade de coração aberto reunida para festejar”, disse Nonato Alencar.

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima que abrange a Área Pastoral de Francisco Macedo, o padre Antônio Ismael, celebrou a última cerimônia sagrada que marcou o encerramento do festejo de São Francisco.

Publicidade

“É muito importante ver a presença dos fieis porque é um sinal de comunhão, adesão, fé, amizade entre eles, sinais de consideração a Deus e aos irmãos. São sinais de crescimento participativo e colaborativo”, frisou.

Ao final, o sacerdote deixou a mensagem para todos os fieis e devotos do santo padroeiro francisco-macedense. “A mensagem que deixo é que contemplando a vida do padroeiro se ascendam nos corações a consciência de suas missões proféticas do mundo. Para cumprir essa missão assim como São Francisco, é preciso amar a palavra de Deus, amar a igreja, nutrir-se dos sacramentos, levar a sério o compromisso com Deus, com a igreja e com a sociedade”, recomendou o padre Antônio Ismael de Holanda.

“O festejo cresceu bastante em quantidade de pessoas e sobretudo na organização e colaboração da comunidade de Francisco Macedo”, declarou o sacerdote.

Dentre inúmeras pessoas que assistiam atônitas a celebração da missa solene de São Francisco, estava a devota do santo padroeiro, Aline Cristina, que deu seu ponto de vista sobre as festividades sagradas e quais avanços que ocorreram em relação às outras edições.

“Muito positivo o festejo tanto na evangelização, na parte social, quanto no envolvimento de novas pessoas, no engajamento dos membros das pastorais e o compromisso de cada um. A cada ano tem crescido tanto no âmbito de participação quanto no âmbito financeiro também”, apontou.

Publicidade

Ministra Extraordinária da Eucaristia, Aline, explicou o que realmente São Francisco representa no âmago de sua fé. “Para mim São Francisco é um modelo e exemplo a ser seguido, pois ele nos ensina com sua humildade, simplicidade e seu jeito de acolher a palavra de Deus em sua vida. É um exemplo verdadeiro de discípulo e missionário de Cristo”, pontou Aline.

Ao término da missa, a multidão seguiu em procissão com destino ao Mirante de São Francisco, alto que fica a estátua do santo que é considerado um dos pontos de referência da cidade, onde o padre acompanhado dos fiéis deu sua bênção final.

Estiveram presentes entre a multidão, várias autoridades municipais como o prefeito Nonato Alencar; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ivonete Alencar; o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar e esposa; o secretário de Agricultura, Sebastião Alencar; professores, diretores escolares, visitantes de comunidades vizinhas, membros do grupo de jovens JCA – Jovens Construindo o Amor, entre outros.

Matéria Relacionada:FRANCISCO MACEDO│Igreja Católica divulga programação do 49º festejo de São Francisco. Veja!

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS