Connect with us

Francisco Macêdo

Francisco Macedo mantém tradição religiosa e celebra a 47ª festa de São Francisco de Assis; veja imagens

Publicado

em

Para a comunidade católica da pequena cidade de Francisco Macedo, situada no interior do Estado, a 395 km de Teresina, 04 de outubro é dia celebrar a festa de São Francisco de Assis, uma tradição que se mantém viva há 47 anos. Esse ano, o festejo em preparação a solene festa teve como tema: “São Francisco Modelo de devoção Mariana”.

Pela manhã, foi realizada a Missa Solene da Festa de São Francisco. A celebração eucarística foi presidida pelo Vigário Paroquial, o Padre Antônio Ismael de Holanda, e concelebrada pelo Padre Fernando Amando, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, município de Padre Marcos-PI.

A fé e devoção por São Francisco fez com que os fiéis enfrentassem o sol forte para assistirem a celebração, que teve início às 8h, no Adro da Igreja.

As celebrações do novenário tiveram início dia 25 de setembro. Um dos destaques dos festejos desse ano foi a grande participação das pessoas. A Igreja não conseguiu abrigar todas as pessoas no seu interior. Com isso, a última noite de novenário do festejo e a missa de encerramento tiveram que ser transferidas para a área externa do templo.

No momento de ação de graças, as integrantes da catequese, apresentaram através de uma belíssima e emocionante coreografia, a oração de São Francisco.

Publicidade

Após a missa aconteceu a tradicional procissão até o Mirante de São Francisco, ato religioso que marca o encerramento das festividades do padroeiro. Uma multidão de fiéis católicos acompanhou a grande imagem do santo dos pobres, e padroeiro dos animais e da natureza pelas ruas do centro até o local considerado sagrado pelos franciscomacedenses.

Para grande parte dos fiéis, a missa de encerramento e a procissão é momento de agradecer pelas graças alcançadas por intercessão de São Francisco. Vestir roupas marrons e caminhar com os chinelos de couro “Currulepas” e até mesmo com os pés descalços são algumas das manifestações de agradecimento. No Mirante de São Francisco, o padre Ismael, procedeu com a bênção final.

Após a cerimônia, o padre Ismael, concedeu uma entrevista ao Cidades Na Net e fez uma avaliação do festejo. “O festejo foi um momento propicio de uma maior aproximação de Deus, destacando a fé da comunidade crescer na fidelidade a Deus, comprometendo-nos em assumir o nosso papel com cristãos autênticos. Tivemos um festejo bem organizado, toda a comunidade se empenhou e fez valer a pena. Foram momentos de grande experiência com Deus, nesse tempo tão difícil que passamos; estou imensamente feliz pela participação das pessoas da comunidade e também de outros municípios. Percebo que o povo está muito presente e buscando suas glórias e milagres em São Francisco nosso grande Santo Católico” disse.

As irmãs, Raquele de Carvalho Antão e Francisca de Carvalho Antão, mesmo já bem idosas, não perderam uma só noite de novenário. “Por meio do nosso santo milagroso, São Francisco, alcançamos as graças que desejamos, e em mais um ano estamos aqui renovando a nossa fé”, disseram elas a redação do Portal Cidades Na Net.

Ao final, foi realizado a abertura de envelopes de um Leilão Oculto de um Carneiro e realizado o sorteio da rifa dos treze prêmios.

Durante o festejo a cidade de Francisco Macedo se movimentou em torno da fé e devoção. Dentre outros estiveram participando do encerramento do festejo o prefeito, Raimundo Nonato Alencar, acompanhado da primeira dama Maria Ivanete, o vice-prefeito Pereira, acompanhado da segunda dama Eliene Duarte, os vereadores Lázaro, Antônio de Raquel, Mailane Carvalho, Jacira Alencar, os ex-prefeitos Cristóvão Alencar e Sebastião Alencar, o secretário Odair Lopes, entre outros.

Veja mais imagens:

Publicidade


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS