Connect with us

Francisco Macêdo

Gestão do prefeito Nonato Alencar em Francisco Macedo promove Curso Instalador de Energia Solar

Publicado

em

A cidade de Francisco Macedo sediou entre os dias 07 e 09 do corrente mês, o curso Instalador de Energia Solar, ministrado pelo consultor da empresa DEJ Consultoria, Leandro Duarte. Com início às 19h e término às 22h, o curso foi realizado no auditório Francisco das Chagas Alencar, localizado na avenida Maria de Carvalho Alencar, no Centro.

A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Nonato Alencar por meio da Secretaria de Assistência Social, que tem a frente a secretária, Ivonete Alencar. O objetivo do curso é promover o conhecimento através da teoria e prática técnicas sobre o sistema de instalação e manutenção de energia solar, tendo em vista proporcionar maior oportunidade no mercado de trabalho.

Setenta alunos participaram do curso durante os três dias e, como forma de beneficiamento do aprendizado, paralelo ao conhecimento, a ação solidária foi desenvolvida como método de inscrição, isto é, a inscrição custou dois quilos de alimentos não perecível que serão destinados para famílias carentes.

O Piauí é o quinto maior produtor de energias renováveis no país e detentor do maior parque de energia solar fotovoltáica da América Latina em produção.

“Hoje em dia a acessibilidade no mercado é muito baixa ainda e ainda existe a carência da mão-de-obra qualificada. Por isso é importante essa qualificação e o aluno ter esse conhecimento”, destacou.

Publicidade

“Temos em fase de execução da obra um parque de energia solar com cerca de 400 ha. É de suma o aprendizado porque quem faz esse curso está apto a atuar como instalador podendo o mesmo vender o projeto e ele mesmo executar a instalação do projeto”, afirmou Leandro.

O instrutor agradeceu a administração municipal por meio do prefeito Nonato Alencar, juntamente com a SEMAS, através da secretária Ivonete e também os mediadores Cleri Lopes e Rivândia Macedo.

“Quero agradecer ao prefeito Nonato Alencar que se dispôs a trazer esse curso para qualificar os jovens daqui de Francisco Macedo e agradecer a secretária de Assistência Social, dona Ivonete, aos servidores Cleri Lopes e Rivândia Macedo”mencionou

“A visão do prefeito é muito importante em trazer esse curso para a cidade no sentido de qualificação dos jovens aqui de Francisco Macedo”, elogiou o professor Leandro.

O prefeito Nonato, disse que a iniciativa tem por objetivo promover oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho, visto que é um segmento que está crescendo e certamente haverá demanda, necessitando de profissionais capacitados.

Publicidade

“Nós vimos a necessidade de trazer esse curso aqui para Francisco Macedo porque hoje o mercado de trabalho exige qualificação profissional e esse segmento está crescendo de forma bastante acelerada. Doravante teremos parques de energia solar porque o estado do Piauí é um dos maiores do pais no setor. Por conta desse crescimento certamente haverá demanda que exige profissionalismo”, destacou.

“É pela a expansão do mercado que nossos jovens daqui de Francisco Macedo necessitam de qualificação e tenho certeza que esse curso vai levar para eles muito aprendizado. Nossa administração tem o compromisso em trazer o melhor para os filhos do município”, pontuou o prefeito Nonato.

A secretária municipal de Assistência Social, Ivonete Alencar, idealizadora da ação social que visa a distribuição de alimentos para famílias mais carentes disse que é muto viável unir o conhecimento com a solidariedade.

“Tivemos a oportunidade de trazer esse curso e, ao mesmo tempo, arrecadar alimentos como taxa de inscrição porque é um método simples em que os alunos tem facilidade de efetuar as inscrições com dois quilos de alimentos. Então nesse caso haverá benefícios de forma dupla com o curso onde os participantes irão aprender e os alimentos irão para a mesa das pessoas mais carentes”, enfatizou.

“O conhecimento é importante para nossos jovens e a ação solidária deve ser mantida sempre como forma de pensar no bem-estar do próximo”, enfatizou a secretária Ivonete.

Publicidade

Como mediadora e auxiliar, a servidora da SEMAS, Rivândia Macedo, destacou que durante os dias de curso, os alunos puderam se envolver com o conteúdo que foi explanado.

“Aqui nos dias de curso os alunos se mostraram interessados e também pude perceber que é um curso muito importante porque a tendência é que o mercado de trabalho cresça a cada ano que passa. Muitos municípios aderiram ao curso Instalador de Energia Solar e com certeza o nosso município só tem a crescer”, avaliou Rivândia.

Ao término do curso os alunos receberam os certificados de participação.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS