Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Governador e deputados visitam parque eólico nas cidades de Simões e Marcolândia

Publicado

em

[ad#336×280]Uma comitiva formada por mais de vinte deputados estaduais, cinco deputados federais, pelo governador Wellington Dias, pela vice-governadora Margarete Coelho, pelo senador Ciro Nogueira, secretários de Estado e vários prefeito e vereadores da região, visitou nesta sexta-feira (24) as obras de construção do Parque Eólico Chapada do Araripe, que fica localizado nos municípios de Simões, Marcolândia e Caldeirão Grande.

Clique aqui e veja imagens da visita!

A visita ao Parque Eólico foi proposta pelo deputado Rubem Martins, através de requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí, com o propósito de se conhecer o projeto in loco e verificar a potencialidade no Estado no setor de produção de energia limpa.

A comitiva visitou a área onde estão sendo instaladas as torres eólicas, no município de Marcolândia, e seguiu para Simões, onde visitaram as obras de construção de uma das subestações de energia. A caravana pode conhecer mais em uma reunião realizada na Câmara Municipal.

Um painel apresentado por Clécio Antônio, diretor da empresa A Casa dos Ventos, mostrou detalhes do projeto. Segundo ele, em 2014, quando tiveram início das obras na região, o Piauí produzia apenas 1,4% de energia eólica. Em 2017, quando está prevista a conclusão das obras, o Estado passará a produzir 10,4% de toda energia eólica do Brasil. Além das torres, duas subestações serão construídas, uma no município de Simões e outra na Serra do Inácio, no município de Curral Novo do Piauí, que será a maior do Brasil.

Publicidade

A previsão de entrega da primeira parte da obra está prevista para julho deste ano e colocará o estado do Piauí em situação de destaque no cenário nacional, já que se tornará o maior parque eólico do país. Já em 2017, a energia eólica produzida além de ser utilizada para o consumo interno, poderá ser comercializada para outros estados.

O prefeito de Simões, Doge Pereira (PROS), município onde grande parte das torres estão sendo construídas, comemora a chegada do desenvolvimento. “Simões era um município carente, situado numa das regiões mais secas do estado, mas com o início deste investimento, a situação melhorou muito com a geração de emprego através das empresas privadas. É uma nova realidade. Por exemplo, as pessoas que antes migravam para outros estados em busca de trabalho, hoje estão retornando para Simões para trabalhar”, disse.

O gestor destacou ainda, o aumento das receitas do município através dos impostos. “Os municípios vivem um momento de crise por conta das quedas dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que só é suficiente para pagar as folhas de pagamento. Em Simões a situação é diferente. Nós estamos conseguindo arcar com todas as nossas obrigações, os servidores estão todos com seus salários em dia. Podemos dizer que os ventos estão soprando a favor do município de Simões”, pontuou.

O deputado Rubem Martins (PSB), propositor da visita, enfatizou a importância de se conhecer a magnitude e a grandiosidade do projeto que está sendo executado nos municípios de Simões, Caldeirão Grande, Marcolândia e Curral Novo. “A maioria dos colegas deputados ainda não conheciam a grandiosidade desse projeto”, disse o deputado, que também destacou, dentre outras vantagens, a geração de emprego e renda. “Mais de 3 mil pessoas trabalham diretamente nas obras de implantação do parque eólico, e após a conclusão, ficarão 300 empregos fixos”, disse.

“Entendo que o nosso Estado vive um novo momento no setor da energia eólica. Aqui foram investidos mais de 7 bilhões de reais e queremos trabalhar o potencial eólico competitivo do nosso Estado”, frisou Wellington Dias. O governador destacou, ainda, o potencial de geração de emprego e renda. “Os que querem se tornar empreendedores devem estar atentos para as oportunidades que estão se abrindo, especialmente no setor de comércio e hotelaria, para evitar que pessoas de fora do Estado venham fazer isso aqui”, disse.

Publicidade

Mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS