Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Governo fala em aumentar capacidade de penitenciária após rebelião no Piauí

Publicado

em

A penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, Norte do Piauí, pode ter um aumento no número de vagas após a rebelião ocorrida na tarde da última sexta-feira (6), que resultou em 75 fugas. Segundo o responsável pela Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), o tenente-coronel Adriano Lucena a ampliação depende do aval da equipe de engenheiros da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).

No momento a unidade encontra-se sob decreto emergencial. Segundo agentes penitenciários, o presídio tem 156 vagas, mas abrigava 420 presos. “Hoje pela manhã uma equipe de engenheiros chegou e está fazendo as avaliações com o propósito de produzir relatório para levantamento de dados a fim de que se possa já durante a semana termos o início da recuperação definitiva da estrutura física do presídio, inclusive vendo a possibilidade do aumento de vagas”, disse Lucena.

O diretor informou que estão em curso obras emergenciais para recuperar a estrutura do presídio. Lucena confirmou que a unidade ficou bastante avariada. “Houve muita destruição”, afirmou. Questionado se o aumento das vagas aconteceria através de algum tipo de construção provisória ou criação de um novo pavilhão definitivo, o diretor explicou que tudo depende da opinião dos engenheiros. “Essa resposta somente depois do relatório e das opções apresentadas pela equipe de engenheiros”, comentou.

A respeito da recaptura dos 75 presos que fugiram da Penitenciária de Esperantina, Lucena afirmou que até o momento 26 detentos foram recaputurados. “Foram recapturados fugitivos em vários municípios como Tutóia (MA), Parnaíba, na região de Esperantina. Temos notícias de recapturado até em Teresina”, relatou acrescentando que a maioria dos presos foram encontrados na região de Esperantina.

Ao todo 110 presos foram transferidos para outras unidades prisionais esete detentos ficaram gravemente feridos, precisando ser transferidos para Teresina.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS