Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Governo pede extensão do prazo para pagamento de reajuste e professores cogitam acampar no Karnak

Publicado

em

Na última sexta-feira (10/08) a Justiça determinou que o Governo do Piauí pagasse o reajuste de 6,81% dos professores da educação básica do Estado e não os 2,95% propostos pelo Poder Executivo. A decisão diz que o pagamento deve ser efetuado em até 48 horas; o governo alegou à Justiça impossibilidades técnicas para implantação imediata do valor na última quarta-feira (15/08). O sindicato dos professores disse ao OitoMeia que a greve continua até que o reajuste seja efetivado.

Os professores do Estado estão há mais de dois meses em greve por conta do reajuste salarial. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte-Pi), em março deste ano, em uma audiência judicial, o governo do Estado garantiu que pagaria os reajuste de 6,81%. Em junho, o Executivo piauiense voltou atrás e disse que por conta da Lei Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal o reajuste só seria de 2,95%, referente a inflação.

A assessoria de imprensa do Sinte-Pi explicou ao OitoMeia que o governador mudou o argumento depois da decisão judicial.”Toda entrevista o governador dizia que o problema não era financeiro, e agora ele diz que precisa organizar as finanças. O governo diz que vai pagar em agosto ou em setembro… pois a greve só vai acabar em setembro”.

Os próximos passos da categoria serão decididos na próxima segunda-feira (20/08). “Nós teremos uma assembleia no dia (20/08) às 10 horas. Se o governo está dizendo que só vai pagar em setembro, pois a greve vai até setembro. A decisão se confirmará depois da assembleia, a greve pode ser suspensa ou as manifestações podem ser intensificadas. Muitos profissionais já voltaram, não são mais 70 % em greve. Mas muitos estão revoltados e querem sair da sala de aula para voltar para o movimento. Estamos analisando a possibilidade a acampar no palácio de Karnak”, informou a assessoria do Sindicato dos professores.

GOVERNO RESPONDE

Publicidade

O Governo do Estado informou ao OitoMeia, através de nota, que atendendo a decisão do Tribunal de Justiça, está implantando o reajuste de 6,81% para todos os professores ativos, inativos e pensionistas. Agora, em agosto, o reajuste já está em vigor e os servidores receberão na próxima folha de pagamento. Mas que a diferença retroativa, referente aos meses de maio a julho, só serão pagas no mês de setembro.

A assessoria do governo do Piauí disse que não recorreu da decisão: “Não procede a informação que circula nas redes sociais de que o Governo recorreu da decisão para não acatar o aumento. O aumento já está implementado. O único pedido feito ao Tribunal de Justiça foi para reconsiderar o tempo de 48 horas para pagamento, devido impossibilidades técnicas para implantação”.

O Sinte-Pi disse ao OitoMeia que a extensão do prazo de 48 horas para o pagamento, judicialmente equivale a recorrer. “No termo jurídico, essa reconsideração é o mesmo que recurso. Esse recurso é sobre a extensão do prazo e não é sobre valores. Em nenhum momento a categoria disse que o governo não vai pagar”, explicou a assessoria de imprensa.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS