Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Greve geral movimenta Piauí, bloqueia acessos e lojistas baixam as portas

Publicado

em

O Piauí começa a parar em protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer. Nesta sexta-feira (28), sindicatos e movimentos sociais convocaram greve geral em todo o país. Em Teresina, o ato vai mudar a rotina de bancos, transporte coletivo, universidades, escolas privadas entre outros. O Sindicato dos Lojistas confirmou que as lojas funcionariam normalmente, mas parte dos estabelecimentos estão fechando as portas.

O vice-presidente do Sindicato do Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Francisco da Chagas Oliveira, disse que a categoria aderiu ao movimento e orienta que motoristas e cobradores de ônibus não se dirijam ao trabalho.

“Vamos seguir o movimento puxado pelas centrais sindicais e CUT e protestar contra essa reforma que atinge todos os trabalhadores do setor rodoviário e de todo o país. Orientamos os usuários do transporte coletivo, motoristas e colaboradores que fiquem em casa, não saiam. Se a reforma vier a se concretizar, nos jamais vamos nos aposentar vivos. Não é só o Temer que está tentando acabar com os nosso direitos, mas todos os deputados federais, inclusive do Piauí. Temos que ficar de olho neles e dar reposta nas urnas nas eleições do ano que vem para que a gente não eleja quem vota contra nosso direitos”, disse Francisco da Chagas Oliveira.

A expectativa é que ao longo do dia aconteçam vários paralisações do transporte coletivo. A primeira ocorreu por volta das 7h30 na rua Aerolino de Abreu, no centro da Capital.

Um ato unificado está marcado para ocorrer pelas ruas do Centro. A concentração acontece a partir das 8 h, na praça Rio Branco. Às 10h, os manifestantes vão sair em caminhada por vários pontos da cidade, passando pela Prefeitura de Teresina, Palácio do Karnak e a sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O ato deve ser finalizado na praça da Liberdade em frente ao Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Publicidade

De acordo com o Governo do Estado, o ponto dos servidores estaduais não será cortado. Já os servidores municipais da Educação que aderirem ao movimento e não comparecerem ao trabalho terão desconto em folha.

Picos

No municípios de Picos, a 306 km de Teresina, já existe dois pontos de mobilização. Ao todo mais de 20 entidades aderiram a greve geral e saem em caminhada pela manhã. O ato será marcado com um abraço simbólico no prédio do INSS contra a reforma da Previdência e terceirização. Na cidade, mais de 70% das escolas privadas suspenderam as aulas. Já a rede municipal não aderiu a greve, bem como motoristas de ônibus e trabalhadores da área de Saúde.

Cidadeverde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS