JAICÓS | Reformada Farmácia Básica tem melhor infraestrutura e agilidade na dispersão de medicamentos
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 11/07/19

JAICÓS | Reformada Farmácia Básica tem melhor infraestrutura e agilidade na dispersão de medicamentos

Visando a melhoria do atendimento à população,  a Prefeitura Municipal de Jaicós,  por meio da Secretaria de Saúde,  reformou  o espaço da Farmácia Básica. O investimento faz parte das ações  da gestão  que estão sendo implementadas  para melhorar a assistência prestada na saúde pública do município.

O espaço de distribuição gratuita de medicação  foi todo reformado, e recebeu piso novo, pintura, mármore  e novos equipamentos, como prateleiras, geladeira, central de ar,  material de uso de escritório, além de computador onde a entrega de remédios é mais ágil e informatizada, direcionando para o  Ministério da Saúde, que   já recebe a informação da destinação da medicação e  qual a patologia do paciente.

O coordenador da Atenção Básica,  Kainã Mendes, falou sobre a iniciativa. “A  farmácia passou por  um processo de melhoria  em sua infraestrutura,  graças a um programa que conseguimos  junto ao Ministério da Saúde, o  Qualifar-SUS, que  destina recurso  para melhorar  justamente a estrutura do referido espaço”, explicou ele, destacando  que o  município foi contemplado com o programa devido  ao trabalho que  a gestão vem desenvolvendo para prestar um melhor serviço a população.

Kainã ainda informou que  o recurso do programa não pode ser aplicado em compra de medicação, somente na parte de infraestrutura,  mas a quantidade de  medicação  foi ampliada com recursos próprios do município. “O repasse financeiro para a compra de medicação em Jaicós é em torno de 8 mil reais,  mas  a administração municipal gasta dez vezes mais esse  valor, no intuito de melhor assistir os pacientes que precisam e muitas vezes não podem comprar o remédio”, frisou.

O coordenador enfatizou que a saúde  tem  buscado a cada dia  melhorar os serviços, o que consequente,  proporciona que a população tenha  um atendimento de qualidade. “Antes não   tínhamos um  espaço adequado  para  armazenar as medicações, e nem  mesmo para  dispensar os medicamentos para os pacientes, mas, após a reforma a realidade é outra,  são desenvolvidas atividades de controle, armazenamento, dispensação e distribuição dos remédios corretamente, o que implica num melhor acesso do mesmo à população”, finalizou.

 A secretária  de Saúde Audeli Coutinho,  disse que tem reunido esforços para  ofertar  uma saúde que atenda as necessidades dos usuários. Sendo a reforma do espaço, mais uma dessas significativas melhorias.  “Tínhamos uma grande demanda  na Farmácia Básica, e aumentou bastante após a reforma,  então acredito  que seja uma resposta positiva das melhorias implantadas “, pontou.

A secretária frisou, que a ação visa assegurar um atendimento mais ágil e eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), “Estamos promovendo a melhoria na assistência à saúde, reorganizando e implantando  serviços,  focando a melhoria no atendimento”, concluiu.

Mais ações

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura construiu com recursos próprios   um espaço  para  limpeza  da ambulância do SAMU,  tendo em vista, que existe um protocolo, e o veículo  precisa passar por um processo de desinfecção,  e por isso necessita  de  um local adequado.

Também estão sendo realizadas as  reformadas de duas Unidades Básicas de Saúde,  uma na localidade Tanque dos Batistas e a outra  na sede do município de Jaicós.

 

Mais fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Jaicós

Câmara de Jaicós divulga pauta da sessão desta sexta (15). Veja!

A mesa diretora da Câmara Municipal de Jaicós divulgou a pauta da sessão ordinária que acontecerá nesta sexta-feira (14), às 19h, no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira. Na sessão

NOTÍCIA DESTAQUE

Jovem é agredida com várias facadas dentro do trabalho pelo ex-companheiro no Piauí

empregada doméstica Maria Helena, 18 anos, está em estado grave após ser esfaqueada dentro do trabalho pelo ex-companheiro em Esperantina, Norte do Piauí, na manhã desta terça-feira (14). Segundo o delegado

NOTÍCIA DESTAQUE

Creditado nesta quinta-feira (28) a terceira parcela de fevereiro do FPM

Foi creditado nesta quinta-feira (28), nas contas das prefeituras em todo o Brasil,  o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º decêndio do mês de fevereiro