Connect with us

Fronteiras

Jaicós sedia capacitação de Conselhos de Educação com participação de mais seis municípios

Publicado

em

O município de Jaicós  sediou nesta terça-feira, 18, na Biblioteca Municipal,  um encontro de formação para os membros dos  Conselhos Municipais de Educação.

A ação faz parte do calendário de atividades da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Além de Jaicós, participaram da capacitação representantes dos municípios de Patos, Vera Mendes, Fronteiras, Picos, Sussuapara e Oeiras.

O evento é uma realização da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação- UNCME em parceria com o governo municipal de Jaicós,  e tem como objetivo capacitar conselheiros municipais de educação para atuarem de forma qualitativa no âmbito das políticas públicas de seus municípios.

Membros de Jaicós

A capacitação foi ministrada pela coordenadora estadual da UNCME,  Maria Antônia, conhecida como Lilica, que abordou temáticas sobre a organização da educação no âmbito dos sistemas, o financiamento da educação como pressuposto para a garantia do direito, o papel dos conselhos municipais de educação e seu funcionamento e sobre atos normativos.

Membros de Vera Mendes

A coordenadora informou  que os Conselhos são preparados, mas como são rotativos e muda os membros,  é importante  e necessária as  capacitações, para que tenham conhecimento sobre seu papel,  função e como deve se portar.

Lilica explicou ainda, que o Conselho Municipal de Educação é órgão máximo de decisões dentro de um município a nível de educação. “Toda a política educacional tem que passar pelo Conselho Municipal de Educação, e pra isso o ele  tem que estar preparado, então hoje nosso objetivo aqui, é fazer com o que esses Conselhos entendam  realmente  a sua importância, o seu papel, e que e as decisões que eles vão tomar vai influenciar de forma positiva ou negativamente no sistema educacional do município, porque ele é órgão maior”, disse ela enfatizando que dentro da educação, o Conselho tem por função de ser fiscalizador, normativo,  mobilizador e construtivo.

Publicidade

Membros de Patos

Membros de Picos

 

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS