Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Juiz autoriza acesso do Progressistas a dados de pesquisa eleitoral

Publicado

em

O juiz José Gonzaga Carneiro, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em decisão do dia 26 de julho, autorizou que o Diretório Estadual do Progressistas tenha acesso a uma pesquisa eleitoral realizada pela Opinar Pesquisas LTDA e que foi divulgada no dia 17 de julho. O deputado estadual Júlio Arcoverde é o presidente estadual da legenda.

A pesquisa foi realizada para a vaga ao Senado e traz Wilson Martins (PSB) com 21,2% das intenções de votos, Frank Aguiar (PRB) com 15,8%, Dr. Pessoa (Solidariedade) com 14,5% e Ciro Nogueira (Progressistas) com 14,3%.

Para ter acesso aos dados coletados pela empresa, o Diretório Estadual do Partido Progressistas ingressou com uma Petição no TRE-PI pedindo acesso ao sistema interno de controle, de verificação e de fiscalização de coleta de dados da empresa que divulgou a pesquisa de opinião relativa às eleições de 2018, assim como acesso ao relatório completo, entregue ao solicitante da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado, com o fito de facilitar a conferência das informações divulgadas.

Na decisão, o juiz afirmou que as informações das pesquisas realizadas por meio de dispositivos eletrônicos portáteis, deverão ser auditáveis e acessíveis, então ele acatou o pedido e autorizou que o Progressistas tenha acesso a pesquisa realizada pela Opinar, preservando apenas a identidade dos entrevistados.

 

Publicidade

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS