Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Junta executiva do Fida visita projetos no semiárido do Piauí

Publicado

em

As cidades de Simplício Mendes e Bela Vista do Piauí receberam nesta quarta-feira (23) a visita dos membros da Junta Executiva do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Os membros da missão internacional vieram ao Piauí para conhecer os projetos desenvolvidos pela entidade através do projeto Viva o Semiárido, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo do Estado que tem por objetivo reduzir a pobreza das pessoas que vivem na zona rural do semiárido piauiense.

A Junta Executiva é um dos principais órgãos decisórios do Fida responsável por aprovar investimentos e novos projetos e ainda direcionar trabalhos e intervenções do fundo.

O Fundo é uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) e os recursos estão sendo investidos na atividade apícola, beneficiando pequenos apicultores de dez localidades de cinco municípios ligados á Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) são eles: Patos, Ladeira e Chupeiro (Bela Vista do Piauí), Barra Bonita (São Francisco de Assis do Piauí), Malhada do Juazeiro (Santo Inácio do Piauí), Várzea (Isaías Coelho), Extrema, São José e Baixa do Barração (Conceição do Canindé) e Lagoa da Caridade do município de Simplício Mendes.

Cerca de 352 famílias beneficiárias estão sendo comtempladas com colmeias, indumentárias, apetrechos apícolas, equipamentos, reformas e construção de Unidades de extração dos Produtos das Abelhas (UEPA) explicou o técnico José de Anchieta Moura.

           O técnico José de Anchieta Moura.

A comitiva era composta por representantes de dez países, a saber: Arábia Saúdita, Indonésia, Argentina, Quênia, Nigéria, Angola, Gana, China,  Noruega e Suíça.

Logo que chegaram a Simplício Mendes seguiram direto para a localidade Patos no município de Bela Vista do Piauí para conhecer os oito beneficiários e ver como está acontecendo á execução do projeto na comunidade.

Acompanhavam a comitiva do Fida, o  Secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR) Francisco Lima, Francisco Ribeiro (Chicão) diretor da Diretoria de Combate á Pobreza Rural (SDR), Francisco Batista Pontes Gerente do Projeto Viva o Semiárido da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osvaldino Vieira Filho Coordenador  do Projeto Viva o Semiárido no Território Vale do Canindé e Clebio Coutinho Diretor Técnico do Emater. Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito de Bela Vista do Piauí Josimar Coelho de Almeida, pelos beneficiários do projeto, Elísio Barbosa Coelho presidente da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI), além de lideranças comunitárias.

Publicidade

A recepção aos visitantes foi bastante calorosa, com direito a música ao vivo animada por um trio de músicos que tocaram e fizeram o público dançar muito forró pé de serra.

          A Angolana Maria Esperança.

Na programação os integrantes da Junta Executiva do Fida e comitiva visitaram o apiário do apicultor Ademar Joaquim Coelho e conheceram a Unidade de Extração dos Produtos das Abelhas (UEPA) da comunidade e assistiram uma simulação de como é feito a colheita, desoperculação dos quadros  e extração do mel. Logo depois os visitantes reuniram-se com os beneficiários do projeto, familiares e demais apicultores.

O apicultor Francisco de Sousa Marques (francisquinho) explicou como a atividade apícola foi introduzida na comunidade. Os integrantes da Junta Executiva do Fida fizeram questionamentos sobre o projeto, a apicultura local e o dia a dia dos moradores da comunidade.

Dois interpretes se revezavam durante a reunião na tradução das palavras, facilitando os questionamentos, respostas e explicações. Os moradores da comunidade serviram um saboroso e farto almoço aos visitantes. Continuando com a programação do dia, a comitiva seguiu para Simplício Mendes onde foram recebidos pelos diretores da cooperativa, funcionários, técnicos e colaboradores.

Os integrantes da Junta Executiva do Fida e demais membros da comitiva tiveram a oportunidade conhecer a estrutura, os equipamentos e como é feito o beneficiamento do mel no entreposto da cooperativa. Logo em seguida se reuniram com os beneficiários do projeto de nove comunidades.

Durante a conversa os beneficiários falaram da importância do projeto, da satisfação em ser comtemplados, mostraram fotos da construção de uma Unidade de Extração dos Produtos das Abelhas (UEPA) da localidade Chupeiro executados com recursos do projeto e responderam perguntas feitas pelos integrantes do Fida e ouviram palavras de incentivos e apoio.

Esse projeto é um investimento importante para as famílias do nosso semiárido e foi feito dentro do planejamento estratégico do governo do Estado. Isso significa a inclusão das famílias mais carentes, buscando agregar aquelas famílias que estão fora do processo produtivo, fortalecendo assim a economia local envolvendo homens, mulheres, jovens e quilombolas falou Francisco Lima Secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR).

           Francisco Lima Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR).

Veja fotos na cobertura do blogueiro e correspondente do Portal AZ JB.

                                 Um dos intérpetres.

          O Chinês Jiaoqun Shi com os garotinhos Flávio e Thiago.

          O apicultor Francisco de Sousa Marques (francisquinho).

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS