Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Justiça condena ex-prefeito de município do Piauí a 3 anos de detenção

Publicado

em

A juíza federal Substituta da 3ª Vara, Vládia Maria de Pontes Amorim, condenou o ex-prefeito de Porto, Renato Lopes Vieira, a 3 anos e 3 meses de detenção por desvio de dinheiro público. A sentença é de 25 de abril deste ano.

A pena privativa de liberdade foi substituída por duas penas restritivas de direito: prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas e prestação pecuniária no valor de 5 (cinco) salários mínimos, em favor de uma entidade, pública ou privada, com destinação social, também a ser indicada pelo juízo da execução penal (art. 45, §1º, do CP).

Em caso de descumprimento injustificado das penas restritivas de direito, ter-se-á sua conversão na pena privativa de liberdade anteriormente determinada.

O ex-prefeito ainda foi condenado à perda de eventual cargo ocupado e à inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.

Denúncia

Publicidade

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o ex-prefeito praticou irregularidades na gestão dos recursos relativos ao Convênio nº 0531/96, celebrado em 30 de abril de 1996, entre a Prefeitura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que tinha por objeto a construção de escola rural, aquisição de equipamentos, utensílios domésticos e perfuração de poços, orçado em R$ 50.000,00.

Relatório e Certificado de Auditoria da Gestão nº 43287/99 da Secretaria Federal de Controle do Ministério da Fazenda concluiu pela irregularidade das aludidas contas, uma vez que não foram prestadas, bem como que, embora notificado pelo FNDE, o réu permaneceu omisso no dever de prestá-las e não devolveu os recursos malversados.

O ex-prefeito afirmou que prestou as contas do convênio, embora de forma irregular, e que aplicou os recursos na finalidade prevista. Renato alegou ainda inexistir provas de que se apropriou de verbas do ajuste, tendo em vista que as obras foram realizadas.

GP1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS