Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Justiça Eleitoral do Piauí recebeu 323 denúncias; maioria são por propaganda irregular

Publicado

em

O procurador regional eleitoral do Piauí, Israel Gonçalves, disse ao Diário do Povo ontem à tarde que já foram feitas 323 denúncias vindas de todo o estado por meio do aplicativo Pardal, ferramenta tecnológica lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para que o eleitor possa informar irregularidades na campanha, como compra de votos e propaganda ilegal. Israel não soube informar o quantitativo de denúncias contra candidatos a vereador e prefeito, mas apresentou o quantitativo por crimes cometidos.

De acordo com ele, entre as 323 denúncias, 166 correspondem a propaganda irregular, 21 casos são de compra de votos e outros 24 envolvem a administração pública, com suposto uso da máquina em favor de um ou mais candidatos. Ele também esclareceu que após o registro da denúncia, todas as notificações de irregularidade recebidas pelo Pardal são encaminhadas às zonas e promotorias eleitorais competentes, que fazem a apreciação.

Depois disso, “o promotor examina a viabilidade da denúncia, vendo aquelas que realmente são viáveis para apurar e chama os envolvidos”, disse. Por meio do Pardal, os piauienses podem denunciar à Justiça Eleitoral irregularidades com o envio de fotos, vídeos ou áudios. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. A instalação pode ser feita também diretamente do provedor, por meio do link pardal.tre-pi.jus.br/pardal, disponível na página do TRE-PI, na internet.

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS