Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Litoral do Piauí registra mais dois casos suspeitos de febre amarela

Publicado

em

Os casos suspeitos de febre amarela no Piauí subiu para três, todos na cidade de Parnaíba, Litoral do estado. Além da menina de 9 anos internada em Teresina, outras duas pessoas monitoradas são um caminhoneiro vindo do Pará esta semana e um morador do bairro São José.

O supervisor de Endemias da Vigilância Ambiental de Parnaíba, Vitor Dourado, revelou que o exame feito no caminhoneiro deu negativo para malária e amostras de sangue dele foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), na capital. O paciente mora no bairro Boa Esperança e já encontra-se em casa sob cuidados da família.

Já a terceira pessoa com sintomas da febre amarela ainda não foi identificada pela Vigilância Ambiental. Agentes estiveram na região nessa quarta-feira (1º) procurando pelo suspeito de ter a doença, mas não o encontraram. “Soubemos deste caso por moradores, mas até o momento ainda não localizamos. Vamos continuar com as visitas nas casas para orientar a população do perigo de deixar água parada para reprodução do aedes aegypti e aguardamos que esta pessoa procure ajuda no posto de saúde”, declarou o supervisor.

Borrifação próximo aos bairros com casos suspeitos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba)Borrifação próximo aos bairros com casos
suspeitos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba)

Segundo Vitor Dourado, 68 agentes da Vigilância Sanitária estão visitando casas dos bairros próximos aos locais onde os casos suspeitos surgiram, com objetivo de eliminar os focos do mosquito e coletar as larvas para análise. A Secretaria Municipal de Parnaíba também montou uma barreira química nos ambientes vulneráveis, com borrifação diária de veneno.

“O surgimento destes casos é uma preocupação para nós da saúde, por este motivo estamos em alerta. Apesar disso, a população não precisa entrar em pânico já que as suspeitas da febre amarela são casos importados de outros lugares, mesmo assim não podemos relaxar. Equipes de educação da Secretaria de Saúde têm feito uma força-tarefa, com panfletagens, palestras para alertar as pessoas dos riscos”, comentou Vitor Dourado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba informou que as ações de combate ao mosquito continuam e a vacina contra a febre amarela está disponível nos postos de saúde do município. Para aqueles que ainda não tomaram as duas doses da medicação, basta ir a uma unidade de saúde munido do cartão de vacinação e solicitar a aplicação.

Publicidade

Vacinação reforçada
O Ministério da Saúde divulgou nota técnica na qual recomenda que a população de 58 cidades do Piauí deve se vacinar contra a febre amarela. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), a medida atinge aqueles municípios que estão mais próximas da região Norte e que registraram aumento de pessoas com dengue.

“São cidades de fronteira, com uma extensa zona rural e municípios que, de uma forma ou outra, tiveram um aumento dos casos de dengue. Afinal o vetor de transmissão da febre amarela é um velho conhecido nosso, o mosquito aedes aegypti. O alerta é para essas cidades, mas a vacina é disponibilizada em todo o estado e pode ser tomada por qualquer pessoa entre 9 meses e 59 anos de idade”, disse o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.

Doença
A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por vírus e transmitida por vetores infectados, como os mosquitos Aedes aegypti. Os sintomas da enfermidade incluem febre, dores de cabeça, icterícia, dores musculares, náuseas, vómitos e fadiga. O nome da doença contém o termo “amarelo” porque a tonalidade da pele muda em alguns doentes. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS