Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Lula lidera disputa de 2018; maioria prefere novas eleições a Temer

Publicado

em

Pesquisa Vox Populi divulgada pela CartaCapital nesta sexta (5) mostra que a maioria da população brasileira prefere eleições presidenciais ainda neste ano à manutenção de Michel Temer, que chegou ao poder após iniciado o processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado. Ainda de acordo com a sondagem, Lula é o candidato que desponta para 2018 no primeiro turno em três cenários, todos com um representante diferente do PSDB.

Segundo a pesquisa, para 61% dos entrevistados, seria melhor para o Brasil se novas eleições fossem convocadas imediatamente. O indíce é o mesmo aferido em abril passado, quando a Câmara aprovou, por maioria de dois terços, o impeachment de Dilma.

O maior entusiasmo pela convocação de novas eleições está no Centro-Oeste/Norte (66%), seguido do Sul (64%) e Sudeste (62%), e a menor adesão (57%), no Nordeste. O apoio à volta de Dilma ao governo foi de 21% para 18% em todo o País, enquanto subiu a opção de Temer permanecer na presidência (11% para 17%), divulgou a CartaCapital.

Já a maior base de apoio para a volta de Dilma está no Nordeste, onde 32% acreditam que seu retorno seria mais benéfico para o País. A região é historicamente mais favorável às gestões petistas.

Ainda segundo a revista, os jovens são os maiores entusiastas da proposta de novas eleições (68%) e os que menos apoiam Temer (13%) – a volta de Dilma é apoiada por 17% dos entrevistados mais novos. Entre os adultos, 61% preferem novas eleições como uma opção mais positiva para o Brasil. A volta de Dilma ou a permanência de Temer estão tecnicamente empatadas entre os adultos, com 18% e 17%, respectivamente.

Publicidade

O estudo foi feito com 1.500 pessoas em 97 municípios de todo o Brasil, entre 29 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Quando o assunto é a eleição de 2018, o Vox Populi colheu dados em três cenários, todos com Lula (PT), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC). O que muda em cada dos quadros é o representante do PSDB – Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra.

No primeiro caso, Lula aparece com 28% dos votos, seguido por Aécio (18%), Marina (15%), Ciro (6%) e Bolsonaro (7%). Brancos e nulos somam 20%, e outros 7% não sabem ou não responderam.
Na simulação com Alckmin, Lula tem 29% das intenções de voto e Marina aparece com 18%, enquanto o tucano acumula apenas 11%, seguido de Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). Brancos e nulos somam 21%, e 8% não sabem ou não responderam.

Com Serra, o líder Lula (29%) enfrentaria Marina (19%) no segundo turno. Serra viria na sequência, com 13%, seguido por Bolsonaro (7%) e Ciro (6%). O índice de brancos e nulos se mantém alto (20%), e 7% não sabem ou não responderam.

Fonte: Jornal GGN

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS