Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 40 corpos se acumulam no IML do Piauí por falta de caixões

Publicado

em

Mais de 40 corpos estão acumulados nas geladeiras do Instituto Médico legal de Teresina (IML) e terão que ser enterrados de forma coletiva. No fim de semana, um problema em algumas das geladeiras do local fez com os cadáveres exalassem forte odor e causassem um grande transtorno tanto para os funcionários quanto para a vizinhança.

De acordo com a direção do IML, existem corpos que já estão nas geladeiras há mais de um ano, quando não deveriam estar acumulados no local. O motivo apontado pelo órgão é a falta de fornecimento de caixões para enterrar os cadáveres. Muitos são considerados indigentes, enquanto outros até foram identificados, mas ninguém compareceu para fazer a liberação.

“A nossa maior dificuldade são os caixões. O estado diz que a prefeitura é quem deve fazer a entrega, enquanto a prefeitura joga para o estado. Assumi o cargo há três meses e nunca veio um caixão para cá. Como tivemos esse problema, o secretário de segurança me garantiu que irá adquirir os caixões e aí deveremos fazer um enterro coletivo”, falou Janiel Guedes, coordenador estadual do IML.
Janiel Guedes, coordenador estadual do IML (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Janiel Guedes, coordenador estadual do IML

Janiel disse ainda que os problemas com geladeiras são constantes no órgão e que uma empresa de São Paulo é a responsável pela manutenção do sistema de refrigeração. Segundo ele, alguns dos equipamentos não refrigeram o ideal para a conservação dos corpos, o que deixa a preservação vulnerável.

“Para congelar os corpos as geladeiras precisam estar em temperatura abaixo de zero. Mas aí a gente tem algumas aqui que ficam acima desse nível, o que não é o ideal. A gente até tem capacidade para essa quantidade de corpos, só que eles não deveriam estar aqui por todo esse tempo. O ideal é liberar no máximo em até 30 dias”, completou.

O problema do fim de semana já está solucionado e o mau cheiro foi contido.

Publicidade
Instituto Médico Legal de Teresina acumula mais de 40 corpos (Foto: Gustavo Almeida/G1)Instituto Médico Legal de Teresina acumula mais de 40 corpos (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Vizinhos reclamam
O forte mau cheiro que ocorreu da sexta-feira para o sábado deixou a vizinhança bastante incomodada. Segundo uma funcionária de um comércio situado na frente do local que preferiu não ter o nome revelado, o odor afastou até mesmo a clientela. Ela contou ainda que a direção o IML comunicou que havia tido um problema com as geladeiras.

A assistente social e professora da rede municipal Cleonise Mota mora na frente do instituto e diz que a situação incomoda bastante. Segundo ela, a preocupação com a proliferação de doenças é comum entre os moradores da área. Ela também reclama do lixo descartado do local e colocado próximo à casa dela.

“Cheguei a sentir o mau cheiro. A gente se depara com essa dificuldade aqui e isso prejudica a saúde, pois fica aquela coisa com mosca. Minha mãe é idosa e tem que passar por esse constrangimento. Além disso, nos preocupamos com o lixo que eles jogam aqui na frente em sacos plástico”, falou.

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS