Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de seis mil alunos são beneficiados com Cheque Livro no Piauí

Publicado

em

Visando incentivar o acesso a cultura e a prática da leitura, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizou a entrega do Cheques livro aos alunos da rede pública de ensino, ferramenta que garante acesso aos livros comerciados na 15ª edição do Salão do Livro do Piauí – Salipi. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (5) na Universidade Federal do Piauí, com a presença do Governador Wellington Dias, da secretária de educação, Rejane Dias, do Reitor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e demais autoridades.

Os benefícios serão entregues aos 6.700 alunos e professores da rede estadual de ensino e permite a cada cheque livro, correspondente a R$ 15, a aquisição de livros de acordo com seu interesse comercializados no Salão do Livro do Piauí.

“Estamos beneficiando mais de 6 mil alunos, enquanto Secretaria de Educação, com o “Cheque Livro” que visa garantir o acesso aos livros comercializados no Salipi. Este ano estamos disponibilizando cerca de 200 mil reais, e através deste recurso o aluno terá o cheque no valor de R$ 15 para adquirir o livro desejado. Os nossos professores também terão acesso a feira em mesas temáticas e palestras trocando experiências para levar a sala de aula. O mais importante é incentivar a leitura e através dela o ensino e aprendizagem”, disse a secretaria Rejane Dias.

Já para os profissionais de educação, além da aquisição do Cheque-livro, a SEDUC realizou as inscrições de 1.658 professores da rede estadual permitindo o acesso às palestras, mesas redondas e mesas temáticas na feira. A Seduc realizou investimento total de 200 mil reais, fomentando a participação dos estudantes no Salipi.

“Esse momento é um misto de educação e cultura. A parceria que o estado, município e universidade é importante porque faz um casamento beneficiando diretamente os alunos, visto aqui com a preparação para o Enem junto ao Salipi. Estamos felizes por garantir aos alunos da rede pública aquisição de livros, com o Cheque-livro, uma novidade que nos anima muito”, ressaltou o governador Wellington Dias.

Publicidade

Participaram da entrega dos Cheques Livro os alunos da rede estadual de educação do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa e do CETI Pinheiro Machado. “Com o cheque poderemos conhecer livros novos, e é importante para ampliar o nosso conhecimento e o desenvolvimento do projeto de leitura realizado pela escola”, disse a aluna do 3º ano do CEMTI, Lara Campelo.

Os alunos poderão participar ainda do espaço ?De Olho no Enem?, com revisões voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos alunos das escolas públicas escolhidas pela coordenação do evento. A equipe de professores irá ministrar aulas de segunda (5) a quinta (8), das 15h às 18h20, contemplando todas as áreas do conhecimento.

Incentivo a Leitura

Trabalhando formas de incentivo a leitura o CETI desenvolve há três anos o Projeto de Leitura, ferramenta pedagógica de incentivo à produção literária por meio de livros. A diretora Djanira Alencar afirmou que os alunos se empolgaram com a iniciativa da Seduc para adquirir os livros.

“Participar do Salipi é um momento ímpar para a nossa escola que já vem desenvolvendo um trabalho incentivando a leitura com o ?Projeto de Leitura?. Com o Cheque Livro a Seduc traz aos alunos da rede estadual a oportunidade de adquirir esses livros e ampliar o leque de leitura deles. É de suma importância ampliar a prática dos alunos na leitura e isso reflete na sala de aula”, disse a diretora.

Publicidade

A secretária Rejane Dias afirmou que a Seduc tem buscado o incentivo de projetos nas escolas que aproxima os alunos da produção literária.

“Temos muito projetos interessantes com alunos motivados e produzindo textos, livros e até academias de letras dentro das escolas, que é uma iniciativa dos professores e alunos. Queremos que cada vez mais isto seja trabalhado nas nossas escolas pois a leitura, a aprendizagem, os avanços nos indicadores da educação andam entrelaçados”, completou a secretaria.

Para Guilherme Rodrigues, aluno do 3º ano, o cheque livro é mais um estimulo ao incentivo a leitura além do projeto “A escola cada vez mais nos trazendo a este tipo de projeto só tem a engrandecer, facilitando o acesso aos livros com a ampliação da biblioteca, acesso aos livros didáticos para que possamos nos preparar”, finaliza.

CidadeVerde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS