Connect with us

Jaicós

Massapê e Jaicós promovem II Seminário Intermunicipal de PNAIC

Publicado

em

 

Uma culminância das capacitações desenvolvidas no ciclo 2016-2017 , em torno da interdisciplinaridade proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foi realizada durante o  Seminário Intermunicipal,  que aconteceu na última quinta-feira,13.

O evento foi sediado em Jaicós, no Centro de Convivência dos Idosos- CCI, com a participação de professores alfabetizadores, orientadores de estudos, coordenadores municipais, diretores de escolas, professores e autoridades  de Massapê do Piauí e Jaicós.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é  um compromisso formal assumidos pelos municípios  de Jaicós e Massapê em parceria com o  governo federal,  para assegurar que todas as crianças que estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano ensino fundamental e tem como uma de suas principais ações a formação de professores e alfabetizadores, para melhor conduzir esse processo de ensino.

O seminário  promoveu maior integração entre os dois  municípios dentro da temática “O direito da aprendizagem’. O evento teve inicio com a apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fazem parte do projeto Descobrindo Talentos.

Publicidade

Na abertura oficial autoridades presentes falaram sobre o Pacto. Segundo a coordenadora do PNAIC de Massapê, Lucineide Enedina,  a educação tem passado por transformações intensas e relativas sobre tudo ao ingresso das crianças na educação básica.  “O  PANIC  tem contribuído de forma positiva na educação de nosso município,  ele  que tem como pilar a formação do educador,  eu como professora que sou,  tenho convicção   de que o pacto que tem contribuído para A melhor formação do professor, de forma que temos buscado alavancar a educação de Massapê promovendo resultados bastantes positivos”, disse.

A orientadora de estudos, Neri Feitosa, falou em nome da coordenadora, Rosangela Vasconselos.   “Encerramos mais uma etapa do PNAIC,  e posso dizer que cada uma  me  proporcionou um conhecimento bastante significativo em relação ao meu desenvolvimento pessoal e profissional, e muito contribuiu com a educação de nossas crianças. E esse momento é de extrema importância  pois proporciona a  troca de conhecimento e experiências exitosas  quando também abre espaço para a  reflexão sobre a necessidade de estar usando a cada dia mais o aperfeiçoamento do nosso saber conhecer e  saber fazer e saber competências indispensáveis para nós educadores”, pontuou.

A Secretária de Educação de Jaicós,  Sônia Ribeiro, falou sobre a importância  do Seminário.  “Esse é um momento  de grande valia e de grande importância porque tudo aquilo nós realizamos vamos mostrar aqui,  além de  nos permitir conhecer e trocar experiências exitosas. É através da  educação  que nós crescemos,  buscamos  e que nós vamos  melhoramos, e o PNAIC tem sido uma grande  parceiro nesse percurso de  ensino aprendizagem”, afirmou Sônia.

 O prefeito, Ogilvan Oliveira ressaltou, que a educação é um grande prioridade da  gestão, onde que a Secretária Sônia tem carta branca  e com muita eficiência tem conduzido a pasta.  Neném de Edite como é conhecido ainda destacou que a gestão tem buscado constantemente melhorias para  a educação de jaicós “Temos nos empenhado para superar os desafios  e proporcionar  uma educação de qualidade e eficiente”, afirmou o gestou que citou como exemplo a recente inauguração da Creche Dona Calú, que vai oferecer além um espaço amplo, moderno estruturado, funcionará educação infantil de 0 a 03 anos, cobertura de ensino que ainda não  existe no município.

A Secretária de Educação de Massapê do Piauí, Bruna Carvalho, também destacou a importância do PNAIC  na educação do município.   “O PNAIC  é um dos melhores programas que nós temos, é  uma excelente e eficiente ferramenta de trabalho, o pacto é um  programa muito rico que dispõe de  muitas ferramentas que vem somente para somar. Sabemos que a educação  infantil  é o alicerce, a base,  para   que se  tenha uma  boa educação. Se o  aluno não tiver essa base provavelmente ele não terá um caminho bem  trilhado,  então é preciso olhar com muito carinho e muita responsabilidade e apesar das dificuldades enfrentadas vocês professores  são sortudos por dispor de uma programa como este”, disse.

Publicidade

Cada município mostrou  relatos de experiências, através de diversificadas apresentações. A orientadora de estudos de Massapê, Joelma apresentou o memorial dos alfabetizadores, relatos de experiências, ‘Cantando a música  boneca de lata’, a professora especialista Joelma ainda proferiu uma palestra, com o  tema “Formação continuada do PNAIC  e seus impactos. Em Massapê do Piauí , o PNAIC funciona em três escolas e conta 21 professores e   321 alunos.

A orientadora de estudos de Jaicós, Neri Feitosa apresentou o memorial do alfabetizadores, relatos de experiências, ‘A mala da leitura’, e ministrou uma palestra com o tema “Progressão continuada no ciclo de alfabetização”. Em Jaicós, o PNAIC é oferecido em 15 escolas e atende 1.070 alunos e conta com 42 professores. Além da orientadora de estudos, Neri Feitosa, também tem a orientadora de estudos, Francimar de São Bento.

Durante o evento aconteceram outras apresentações feita pelas duas cidades. dentre elas, apresentação de congresso de personagens de histórias infantis, leitura deleite, cordel do PNAIC, apresentação com alunos do ciclo, além de apresentações de dança com o grupo Icós do Ponto de Cultura.

Ao término os participantes receberão certificados, e uma mostrado  slides  com fotos  momentos PNAIC, que trouxe imagens desde 2013 quando os dois municípios pactuaram o programa.

Estiveram presentes no evento também, a professora Maria do Socorro, vereadores Francisca Rodrigues e Sirlene Lopes de Jaicós e Antônio Augusto Xavier de Massapê, Chefe de Gabinete, José Acelino,  Rosangela Silveira, presidente da fundação São Francisco de Assis, diretor de escola de Jaicós, Osvaldo Sousa, diretora de escola de Massapê Agardênia Boeiro, gerente pedagógica   Luzia Isabel, presidente do SINTE, Fatanildes Alves.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS