Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Médicos e dentistas de todo o Piauí paralisam atividades por três dias

Publicado

em

Médicos e odontólogos servidores do estado iniciaram nesta terça-feira (28) uma paralisação que deve durar três dias na capital e interior do Piauí. Segundo o sindicato das duas categorias, o movimento é um protesto diante do não cumprimento do acordo salarial firmado com o governo ainda no ano passado.

Por conta do movimento, pacientes que tinham consultas marcadas para esta terça-feira (28), tiveram que voltar para casa. No Hospital Getúlio Vargas (HGV), por exemplo, quem estava com agendamento para esta terça-feira foi transferido para o dia 19 de julho. Os que seriam consultados no dia 29 de junho, só terão atendimento no dia 20 do próximo mês. E aqueles que seriam atendidos no dia 30, só serão consultados no dia 21 de julho.

“Desde ontem a gente caminha para cá. Agora é esperar o prazo que eles estipularam. Só demos viagem perdida. Ela tem problema no olho, e o problema de saúde da minha esposa continua piorando”, disse um casal à reportagem do Bom Dia Piauí.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, os profissionais da saúde de todo o estado paralisam as atividades durante três dias. Eles reivindicam a valorização salarial e o cumprimento da proposta de reajuste feita pelo governo há um ano, que ainda não foi cumprida.

“Nós sentamos em junho no ano passado com o governador, fazendo um acordo com ele em que ele se comprometeu a dar um reajuste salarial em três etapas. A primeira etapa desse reajuste seria agora em junho, em que daria 8,5%, bem abaixo do valor da inflação. Ele teve um ano para se preparar para esse reajuste, trabalhar o orçamento e agora volta atrás. A gente não acredita que ele vá insistir nesse erro, porque isso é um erro”, disse.

Publicidade

Paralisação dos Odontólogos
Quem também paralisa as atividades são os odontólogos. Conforme o tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Marcondes Martins, 13 municípios do Norte do estado aderiram à paralisação. Ele contou que todos os canais de negociação com o governo foram esgotados e que a categoria está há quase dois anos sem reajuste o que levou a paralisação de 60 profissionais.

“O que necessita é um diálogo junto aos municípios. Estamos há sete anos sem reajuste salarial, o que tem provocado uma perca salarial gigantesca. A nossa dignidade com o trabalhador está sendo afetada. Melhorou bastante a realidade dos profissionais, mas é preciso que haja um retorno salarial digno à categoria”, disse.

Respostas
O secretário de saúde do estado, Francisco Costa, informou que o estado está impedido de fazer reajuste salarial por conta do limite prudencial da lei de Responsabilidade Fiscal.

“Não estava previsto para o governo uma queda de receita tão significativa como a que estamos passando. Com isso, o gasto com pessoal acabou se elevando e o seu limite providencial já foi ultrapassado. Por isso, o governo está vedado de fazer reajuste salarial, gratificações e várias outras medidas por conta disso”, disse.

Já sobre o impasse com os odontólogos, o Conselho Municipal das Secretarias de Saúde do Piauí informou que essa é uma situação pontual e que deve ser negociada diretamente com cada prefeitura, diante das reivindicações que a classe apresenta.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS